SóProvas


ID
5438860
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobe para 42 o número de mortos
por coronavírus na China
Mais de mil casos de infecção já foram confirmados no mundo; OMS não declarou emergência internacional. O número de mortos na China pelo coronavírus passou para 42 neste sábado (25/01/2020), quando a mídia estatal anunciou uma nova morte em Huangshi, na província de Hubei, a cerca de 100 quilômetros de Wuhan, o epicentro do vírus. Ao todo, são mais de mil casos confirmados de pessoas infectadas. Somente três mortes ocorreram fora de Wuhan.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/ 2020/01/numero-de-mortos-por-coronavirus-na-china-sobe-para-9-etemor-de-pandemia-aumenta.shtml?origin=folha#.)

Tendo em vista o episódio atual do coronavírus e sua repercussão, analise as afirmativas a seguir.
I. O aumento da mobilidade de pessoas aumenta objetivamente o risco de propagação da epidemia e a dificuldade de prevenção e controle.
II. Os sintomas do vírus, que pode causar pneumonia, incluem febre, tosse e dificuldade em respirar.
III. Não se tem notícia de uma epidemia anterior, dessa proporção, na China, ou mesmo em algum país circunvizinho.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • GAB-C

    I, II

  • ✅Letra C.

     III. Incorreta. Não se tem notícia de uma epidemia anterior, dessa proporção, na China, ou mesmo em algum país circunvizinho.

    Tem sim. Um exemplo de que já teve é o EBOLA.

    E se cair atualidades nos concursos que miram, ainda temos que saber a diferença entre PANDEMIA, ENDEMIA E EPIDEMIA. :(

    Bons estudos!!!!❤️✍

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras.  Sobre a temática exposta julgamos as afirmativas a seguir.
    I - Não foi por acaso que grandes metrópoles altamente povoadas foram as áreas mais afetadas e os meio de transporte e as fronteiras estiveram entre os locais de maior atenção das autoridades. 
    II - A similaridade dos sintomas da covid com outras infecções respiratórias causa grande dificuldade em diagnosticar corretamente a doença no início da pandemia quando testes ainda não estavam totalmente disponíveis.
    III - Pandemias anteriores como a gripe do início do século XX conhecida como espanhola já afetaram o mundo em outras ocasiões. Na região mesmo a resposta rápida e eficiente contra a infecção veio de experiências anteriores como na SARS no início do século XXI. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C