SóProvas


ID
5439697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

A noticiabilidade segue o acontecimento, pois dele dependem as rotinas produtivas, o formato do produto, a estandardização das práticas produtivas e os valores-notícias.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    "compreendendo noticiabilidade (newsworthiness) como todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo da produção da notícia, desde características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições favorecedoras ou limitantes da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais."

    FONTE: Para pensar critérios de noticiabilidade (Gislene Silva)

  • A estandardização da notícia

    Para uma compreensão introdutória, a noticiabilidade está estreitamente realacionada com os processos de rotinização e de estandardização das práticas produtivas. Esse procedimento ? a produção de notícias planejada como uma rotina industrial ? equivale a introduzir práticas produtivas estáveis em uma "matéria-prima" extremamente variável e impossível de ser controlada com absoluta certeza: os fatos que ocorrem cotidianamente. Frente à imprevisibilidade dos fatos, as empresas jornalísticas sobrevivem por manterem uma rotina racionalizada de trabalho (Tuchman, 1973: 160). Em regra geral, essa citação siginifica que a expectativa do foi produzido como notícia, ou definido como tal, é o produto de um processo organizado, tratando a notícia como objeto de manuseio para atrair e entreter telespectadores. Afim de manipular, saindo da perspectiva da imparcialidade. De acordo com ANGRIMANI (1995), a notícia acaba se tornando entretenimento, e perde, pois, o seu papel primordial, que é o da informação; deste modo, abstrai-se totalmente o conceito de notícia, ou seja, o que é de relevância para a opinião pública.

    Conclusão

    O universo profissional de um jornalista é bastante exigente com relação a seu papel social de comprometimento com a verdade dos fatos e com as normas éticas exigidas e pré-estabelecidas. Levantar dados, buscar uma história e investigar determinada situação são os trabalhos mais complexos de um jornalista, tornando-se pior no caso das fontes não colaborarem. No entanto, o mais dificil é divulgar essa determinada informação de uma forma objetiva, clara e consistente, não com uma forma explosiva e muito menos de uma forma sensacionalista. A divulgação de informações de interesse público, denunciando, alertando o cidadão de algum desagravo, deveria ser a função do jornalismo investigativo, uma contribuição da mídia à sociedade. Mas, com uma análise mais apurada percebe-se que esse não é o principal objetivo da mídia. As reais intenções no processo de apuração de uma história se dá graças ao exercício do jornalismo investigativo.

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Pseudoeventos(Os debates televisivos eram para ele "pseudo-eventos" acontecimentos encenados que não têm valor intrínseco e serviam apenas para criar notícias). não dependem de acontecimentos. Além disso, a notícia exige que os acontecimentos sejam processados a partir da lógica da instituição e da profissão de jornalista. Também devem ajustar-se de forma pertinente aos veículos de transmissão e aos públicos aos quais se dirigem. Os acontecimentos são, portanto, definidos e selecionados a partir dessas determinações.