SóProvas


ID
5439727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

A edição da notícia sofre variações segundo a mídia empregada: em jornal impresso, os assuntos de uma edição típica são apresentados de modo simultâneo, sendo a informação mais fragmentada e menos coesa, enquanto no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com esse gabarito. A banca publicou a justificativa de "No jornal impresso, os assuntos são extremamente diversificados, apresentados na forma de mosaico, portanto a edição tem forma fragmentada e não há necessidade de serem coesamente organizados, diferentemente do que ocorre na TV"

  • Em resposta à colega Amanda, as justificativas da Cespe são muito ruins, mas a questão está certa. No caso do jornalismo impresso as matérias são maiores, com informações mais esparsas e fragmentadas se comparadas ao telejornalismo. Na televisão as matérias são mais coesas e até mesmo limitadas, razão pela qual são até mesmo classificadas como superficiais por alguns.

    A chave da questão está neste trecho " no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade." que foi retirado dos manuais de telejornalismo. Na TV o público não tem uma segunda chance. Ele tem que entender a matéria de primeira, pois ela não volta.

  • A edição da notícia sofre variações segundo a mídia empregada: em jornal impresso, os assuntos de uma edição típica são apresentados de modo simultâneo, sendo a informação mais fragmentada e menos coesa, enquanto no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade.