-
Gabarito: Certo.
Conforme descreve [1], o padrão 802.11 (sem fio), define dois tipos de serviços, quais sejam:
- Basic Service Set (BSS) - Conjunto básico de serviço: base de uma rede LAN sem fio, formada por estações wireless fixas ou móveis e, opcionalmente, por uma estação-base central conhecida como AP (Access Point)
- Extended Service Set (ESS) - : por sua vez formada por duas ou mais BSSs com APs.
No caso do ESS, para conectar as BSSs, utiliza-se um sistema de distribuição, que geralmente é uma LAN com fio (aqui onde a questão fala "normalmente por meio de uma rede cabeada chamada sistema de distribuição"), a qual vai utilizar os APs para interligar as BSSs.
Creio que esse trecho do cap. 14 do referido autor seja o suficiente para chegar ao gabarito da questão.
[1] Fonte: Forouzan, B. A. Comunicação de dados e redes de computadores. 2010
__
Equívocos, reportem.
-
O principal padrão utilizado para LANs sem fio é o padrão 802.11 e seu modelo de funcionamento pode ocorrer de dois modos:
- Modo de infraestrutura - No modo infraestrutura cada um dos clientes, representados por computadores, notebooks, smartphones, tablets, etc., está conectado a um ponto de acesso (PA). Cada ponto de acesso está conectado a outra rede, permitindo que vários AP estejam interligados, formando uma rede estendida, também chamada de sistema de distribuição. Na imagem abaixo é demonstrado um exemplo de tipo de funcionamento:
- Modo ad hoc - No modo ad hoc existe um conjunto de dispositivos que são associados formando uma rede sem ponto de acesso, ou seja, o envio dos quadros de dados é feito diretamente entre os dispositivos.
Análise da afirmativa:
A afirmativa está CORRETA, pois define corretamente o modo de infraestrutura presente no padrão 802.11.
Fonte:
- TANENBAUM, A. S. – Redes de Computadores – 5ª Ed., Editora Campus (Elsevier), 2011. Página 187 a 189.
-
-
-
JUSTIFICATIVA: CERTO.
As redes 802.11 podem ser usadas em dois modos. O modo mais popular é conectar clientes, como laptops e smartphones, a outra rede, como uma intranet da empresa ou a Internet. No modo de infraestrutura, cada cliente está associado a um ponto de acesso (PA), que, por sua vez, está conectado a outra rede. O cliente transmite e recebe seus pacotes por meio do PA. Vários PA podem ser conectados, normalmente por uma rede com fios chamada sistema de distribuição, para formar uma rede 802.11 estendida. Nesse caso, os clientes podem enviar quadros aos outros clientes por meio de seus PA