SóProvas


ID
544369
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à legislação relativa a tributos aplicáveis à obra, projetos e serviços de engenharia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D = O IPI e o ICMS estão entre os impostos incluídos nas notas fiscais de fornecedores de materiais.
  • Letra A: O IPTU e o IPVA fazem parte das despesas diretas de qualquer obra. (ERRADO) IPTU é custo pago sobre o terreno, pode ser considerado como custo da construção quando temos a compra de terreno e IPVA é cobrado sobre automóveis, quando temos utilização dos mesmos, não sendo constituinte de maneira geral para todo tipo de obra.

    Letra B: 
    O INSS e o FGTS são cobrados explicitamente na planilha orçamentária da obra. (ERRADO) Estes itens compõem os encargos sobre a mão de obra, vindo embutidos no valor desta. O que pode acontecer é que em algum anexo da planilha orçamentária estes encargos venham detalhados de maneira mais clara, mas não na planilha orçamentária.

    Letra C: 
    O IRPJ, o INSS e a CSLL são impostos que não dependem do lucro da empresa construtora. (ERRADO) O IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) incidem sim sobre o lucro da empresa construtora. Já o INSS não.  

    Letra D: 
     O IPI e o ICMS estão entre os impostos incluídos nas notas fiscais de fornecedores de materiais.(CORRETO)

    Letra E: O ISS é um imposto municipal e por isso não deve ser considerado no orçamento de grandes obras de engenharia. (ERRADO) O ISS deve sim ser considerado. Por ser municipal, ele irá variar de acordo com o local em que a obra será realizada.