SóProvas


ID
5444485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é, na contemporaneidade, um dos países emergentes que integram a semi-periferia do sistema mundial. Nessa perspectiva, ele se encontra envolvido em questões e disputas com forte viés econômico, político e cultural, que sucedem, em escala, a antiga disputa geopolítica da Guerra Fria. Considerando esse assunto, julgue o item seguinte, relativo à nova ordem mundial e à regionalização do espaço mundial. 


A ordem mundial contemporânea coloca diversos polos de poder econômico em escala global, sendo os Estados Unidos da América, o bloco da União Europeia, o Japão e a China os de maior relevância. 

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

  • GAB C

    Maiores parceiros comerciais do Brasil:

    .China - commodities

     EUA - commodities

    .Argentina - produtos industrializados ( friboi )

    .Alemanha - commodities

    ** 89% de todos os produtos exportados pelo estado alagoano é de Açúcar, que gerou US$ 285 milhões em 2019. Os principais países para onde as exportações de Alagoas vão são: Estados Unidos, Argélia, Canadá e China  

  • Questão correta, porém eu incluiria a Rússia nesse Polo de potências.

  • Gabarito : Certo.

  • -NOVA ORDEM MUNDIAL

    Na nova ordem mundial relações pela lógica capitalista ( poder econômico, não por questões ideológicas)

    Estado-nação perde sua força, crescimento de organizações supra-nacionais e de empresas transnacionais. Associação das nações, grandes blocos, países membros.

    Reorganiza as relações internacionais da seguinte forma: países ricos (centrais e desenvolvidos, no hemisfério norte) e países pobres (periféricos, subdesenvolvidos, no hemisfério sul).

     

    -CHINA, RÚSSIA , INDIA, UNIÃO EUROPEIA E JAPÃO ESTÃO NA LUTA PELA HEGEMONIA MUNDIAL, Que pertence aos EUA.

     

     

    *ESTADOS UNIDOS É A PRINCIPAL POTENCIA MUNDIAL

    Países como os Estados Unidos cada vez mais utilizam sua capacidade científica e tecnológica como estratégia de poder econômico e geopolítico em relação aos demais países. Entre os problemas, estão avanço das empresas de tecnologia sobre os mercados de países desenvolvidos e emergentes, a exemplo do aplicativo de celular Uber que causou conflitos com taxistas em vários países.

    ·        Países como Alemanha e china já tomaram medidas contra o avanço da tecnologia americana, visando a proteção de dados e contra a espionagem.

  • CERTO: OS CITADOS EMCIMA SÃO PAISES CONSIDERADOS NA NOVA ORDEM COMO PAISES DO NORTE, TUDO QUE N FOR DO NORTE E CONSIDERADO COMO SUL, SENDO EMERGENTES, SUBDESENVOLVIDOS OU SUB INDUSTRIAIS

  • COM O FIM DA UNIAO SOVIETICA CHEGOU AO FIM A ORDEM BIPOLARIZADA( PAISES DOMINANTES; UNIAO SOVIETICA E ESTADOS UNIDOS)

    UM MUNDO MULTIPOLARIZADO( OUTRAS PONTENCIAS, FORAM INSERIDAS)

    1. JAPAO
    2. UNIAO EUROPEIA
    3. CHINA

    ALTEROU FORTEMENTE O EQUILIBRIO DE PODER NO MUNDO

  • A questão acima tem como tema a nova ordem mundial que vigora atualmente no campo político e econômico do Planeta.

    Na questão, é solicitado ao candidato que julgue uma afirmação coloca os EUA, a União Europeia, o Japão e a China como os países de maior relevância econômica em escala global.

    Primeiramente, quando falamos de ordem mundial, nos referimos as hierarquias de poder existentes entre os países do mundo, que se configuram através do contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.

    Nesse sentido, é importante destacar que a ordem mundial se altera ao longo dos séculos e décadas que passam. No período das Grandes Navegações, Espanha e Portugal por serem potências marítimas e por colonizar vários países dominaram a ordem mundial naquele período. Com a Revolução Industrial vimos a Inglaterra assumir o posto de nova potência dominante no Planeta, dividindo seu protagonismo com França e Alemanha, e posteriormente com os EUA.
    Após o fim da Primeira Guerra Mundial que causou intensa devastação dos países europeus envolvidos na guerra, os EUA passa a assumir o protagonismo mundial. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, os estadunidenses passam a dividir essa hegemonia mundial com a União Soviética, situação de bipolaridade mundial que perdurou até o final da década de 1980 e início da década de 1990, com a derrocada econômica e política dos soviéticos e a queda do muro de Berlim, consolidando uma Unipolaridade no mundo com a imponência e poder dos EUA.
    Nos últimos anos, com o avanço tecnológico e a maior influência da Globalização no Planeta, o mundo presenciou o crescimento econômico de países da União Europeia, do Japão e o assustador e imponente crescimento econômico chinês que vem ocorrendo com muita força a partir da década de 2010.
    Isso criou uma situação de Multipolaridade global, uma vez que temos países que se constituem como polos de maior poder econômico global espalhados em continentes diferentes, EUA (continente americano), o bloco da União Europeia (continente europeu), China, Japão e Rússia - não citado no enunciado mas que detém muita força política e militar - (continente asiático).
    Portanto, a afirmação está CERTA.

    Gabarito do Professor: Certo.