SóProvas


ID
5444494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é produzido nas glândulas suprarrenais, e sua liberação para a corrente sanguínea é estimulada por impulsos provenientes do eixo hipotálamo-hipófise.

Alternativas
Comentários
  • O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

  • Assistam a aula 2 no tempo 10min

  • A questão aborda o hormônio cortisol, citando um caso durante uma onda de calor na Austrália, que provocou mal-estar pelas alterações no metabolismo que a temperatura pode causar. O enunciado cita alterações na pressão arterial, nas funções renal e cardiovascular, e nos níveis de hormônio como o cortisol e hormônio da tireoide. Pede-se que o item abaixo seja analisado sobre o hormônio cortisol. O sistema endócrino (secretor de hormônios) funciona juntamente com o sistema nervoso (hipotálamo-hipófise), e quando recebe informações, envia ordens para que algumas glândulas produzam determinada substância. Existem as glândulas endócrinas que produzem hormônios lançados diretamente na corrente sanguínea, e as glândulas exócrinas que lançam as substâncias na cavidade intestinal ou na pele. A principal glândula desse sistema é a hipófise (ou glândula pituitária) e divide-se em duas porções: a neuro-hipófise e a adeno-hipófise. A neuro-hipófise armazena dois hormônios nas terminações nervosas, a ocitocina que estimula a contração do útero; e o hormônio antidiurético (vasopressina) que controla a absorção de água nos rins. A adeno-hipófise secreta o hormônio tireotrófico (TSH), que regula a tireoide; o adrenocorticotrófico (ACTH) que controla as suprarrenais e sintetiza o cortisol; o luteinizante (LH) que comanda a ovulação e produção de testosterona nos testículos; o folículo estimulante (FSH) que atua nas gônadas masculinas e femininas; a somatotrofina ou hormônio de crescimento (GH); e a prolactina que estimula a produção de leite em gestantes. O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e auxilia o organismo a controlar o estresse, mas em excesso pode aumentar o açúcar no sangue, suprimir o sistema imunológico e promover o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

     

    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br


    Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

    O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é produzido nas glândulas suprarrenais, e sua liberação para a corrente sanguínea é estimulada por impulsos provenientes do eixo hipotálamo-hipófise.

    O hormônio cortisol é produzido nas suprarrenais, através do adrenocorticotrófico (ACTH) que é secretado pela hipófise, na porção adeno-hipófise, e auxilia o organismo no controle do estresse. A regulação é feita pelo trabalho conjunto do sistema nervoso com o sistema endócrino, que realizam o eixo hipotálamo-hipófise. Então, este item sobre o hormônio cortisol está correto. 


    Gabarito do Professor: CERTO.