SóProvas


ID
5445142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 


A opção pela escravização africana massiva foi consolidada pela América Portuguesa no século XVII.

Alternativas
Comentários
  • Nos Séculos XVI e XVII os escravizados africanos trazidos para as Américas vinham das regiões da Costa do Marfim (tendo como porto o Benin) e de Angola, sendo uma grande parcela das pessoas escravizadas no Brasil de ascendência étnica iorubá.

    O Brasil foi o país nas Américas que recebeu, individualmente, o maior número de escravizados africanos, tendo sido também no Brasil o país que apresentou algumas das piores condições de vida para a pessoa escravizada (com a expectativa de vida de um escravizado que chegava no Brasil estando na média de sete anos após o desembarque).

    https://brainly.com.br/tarefa/29901729

  • A questão que me tirou do concurso ..

  • Errei na prova e aqui. Não há como ficar feliz com esse gabarito .

  • A questão não está errada, como alguns afirmam nos comentários.

  • Questão correta, pois existe uma diferença entre início e consolidação.

    No séc XVII o mercado da cana-de-açúcar estava em alta e no final do séc teve a descoberta do ouro.

  • Acredito que o ponto da questão seja "massiva".

  • Questão corretíssima, A opção pela escravização africana massiva foi consolidada pela América Portuguesa no século XVII.

    Início: 1530, quando os portugueses implantaram as bases para colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura.

    Consolidação: Séc XVII, com aumento do mercado da cana-de-açúcar, precisavam de mais escravos.

    Fim: 1888, Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

  • A questão está correta, Na pré colonização a mão de obra foi indígena, por meio do escambo. Os negros foram trazidos em massa durante o ciclo da cana de açúcar e do ouro.

  • Corretissima. pois de 1500 a 1600 a mão de obra que se consolidou foi a dos indigenas. A mão de obra escrava só veio a predominar a partir do séulo XVII . Gabarito correto!!!!

  • Índio escravizava índio, negro escravizava negro e os portugueses escravizava todo mundo.
  • "Do século XVII em diante, as regiões mais ao sul da costa africana - Congo e Angola - tornaram-se os centros exportadores mais importantes, a partir dos portos de Luanda, Benguela e Cabinda. Os angolanos foram trazidos em maior número no século XVIII, correspondendo, ao que parece, a 70% da massa de escravos trazidos para o Brasil naquele século"

    Fonte: História do Brasil - Boris Fausto, pág 47.

  • Gabarito : Certo.

  • Embora por demais sucinta, a questão apresentada não está incorreta . O Escravismo foi parte da estrutura da sociedade brasileira desde o período da dominação portuguesa, normalmente chamado de período colonial. O trabalho escravo sempre foi responsável pela produção em todos os níveis, desde o trabalho no campo, na produção de exportação ou para mercado interno até o pequeno comércio urbano, levado adiante pelos escravos de ganho, passando por atividades como sapateiro, moleque de recados, cocheiro, ferreiro etc. 

    A afirmativa apresentada também não especifica qual a relação proposta. É dito que a “opção por escravização africana massiva foi consolidada pela América Portuguesa a partir do século XVII" mas, em comparação a que região ou a que época ? Não está explicitado. A princípio parece estabelecer que a escravização de africanos tornou-se mais efetiva e numericamente maior por conta do tráfico com a América portuguesa.

    A afirmativa então , é verdadeira. O território da América Portuguesa, em 300 anos de escravização de africanos e nativos – este últimos extra-oficialmente – recebeu 4,8 milhões de africanos. Outros 670 mil morreram no caminho. O quantitativo é maior do que o de qualquer outra região do continente americano, assim demonstram os estudos sobre o tema, feitos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros .

    Há obras interessantes sobre o tema  como “Fragmentos setecentistas: escravidão, cultura e poder na América Portuguesa", de Silvia Lara; “Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX)", de Manolo Florentino; “O trato dos viventes – Formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII", de Luiz Felipe de Alencastro. 

    Gabarito do Professor:  CERTO.