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ID
5445145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 


A abolição da escravidão deu início a um processo de inclusão social dos ex-escravizados, construindo-se um contexto de igualdade sociorracial que pode ser corretamente descrito como uma democracia racial. 

Alternativas
Comentários
  • Errado

    o processo foi demorado,

    até hoje a sociedade ainda é racista e a inclusão de pessoas negras ainda é um problema,infelizmente, a sociedade brasileira é muito atrasada nesse quesito de inclusão.

  • Essa igualdade racial está longe de ser alcançada inclusive nos dias atuais, e o Brasil caminha a passos lentos neste quesito.

    GABARITO

    ERRADO

  • Acredito que nesse quesito de processo de inclusão após a abolição da escravatura piorou tudo para os negros pois pense: Você gastou dinheiro comprando o escravo, depois chega uma lei que os liberta, você teve prejuízo, então nesse contexto a pessoa que detinha a posse agora tem é raiva, pois ele teria que pagar pelo serviço que já estava pago (no momento que ele fez a compra), assim eles os queria o mais longe, então eles ficaram marginalizados e até hoje essa democracia racial está em falta.

  • A abolição da escravidão----- NAO TROUXE UMA ABOLIÇAO DE IMEDIATO,POIS OS ESCRAVOS, QUANDO LIBERTOS, NAO TINHA ONDE MORAR NEM O QUE COMER, AI VOLTAVAM PARA SEUS PATROES, E A EXPLORAÇAO CONTINUAVA

  • Após a abolição, os negros eram marginalizados.

  • Não houve inclusão social dos ex-escravos!!!

    O processo de favelização começou a partir daí...

  • Piada

  • ESTÁ DE BRINCADEIRA

  • A abolição da escravidão no Brasil foi instaurada através da Lei Áurea, em 1888. Entretanto, a inclusão social de negros em determinados lugares do Brasil foi e continua sendo um impasse até hoje.

    GAB: E.

  • Pra quê criaram cotas?

  • A abolição da escravidão deu início a um processo de inclusão social dos ex-escravizados, construindo-se um contexto de igualdade sociorracial que pode ser corretamente descrito como uma democracia racial. 

    É LUTA ATÉ HOJE.

    GAB :E

  • a abolição veio de maneira forçada e as condicoes para os negros pós abolição nao era daas melhores . ou continuavam submetidos a seus senhores trabalhando pra comer e sobreviveer ou eram marginalizados .

  • Alguém saberia explicar por que na prova essa questão que é a (57) está como CERTA no gabarito definito?

    Ao intendimento a questão é ERRADA.

  • A lei de TERRAS naquele tempo era para facilitar ainda mais a exclusão dos negros na sociedade. Fazia com os negros "recém libertados" tivesse dificuldades de crescer na sociedade.

  • Li só até inclusão

  • Simplesmente os soltaram sem nenhum apoio ou direcionamento para incluí-los na sociedade. Depois da abolição se passaram muitos anos/décadas para ter seu reconhecimento, e até hoje seus procedentes lutam com o proposito de ter seus direitos reconhecidos.

  • "Deram" liberdade, mas não proporcionaram meios para que eles pudessem sobreviver na sociedade.

  • Gabarito : Errado.

  • Depois de libertos, enfrentaram a fome e desemprego.

  • Democracia racial é um conceito defendido por Giberto Freyre. A teoria da democracia racial trata-se de uma mistificação ideológica que Freyre ajudou a construir, baseado na ideia errônea de que a relação entre senhores e escravos era pacífica, que os índios aceitaram a colonização de maneira pacífica e que isso promoveu uma relação democrática e a miscigenação.

    Embora sua obra tenha um enorme valor, principalmente aquela mais conhecida – Casa Grande e Senzala – por discutir a formação da sociedade brasileira a partir de temas como a comida, arquitetura, hábitos, sexualidade e vestimentas, entre outros, Gilberto Freyre trabalhou a questão das relações entre proprietários e escravizados a partir de uma ótica paternalista.

    Defendeu ele a ideia de que o português católico agiu diferente do que os protestantes britânicos no que tange à relação com escravizados, possibilitando a miscigenação e a construção de uma democracia racial que é, no entanto, um mito. E, desde a abolição oficial da escravidão , não foram desenvolvidas políticas públicas que permitissem a inserção sócio econômica dos afrodescendentes e dos nativos ,também escravizados .

    A contribuição de várias culturas africanas e dos grupos nativos para a construção da cultura brasileira continuou sendo pouco estudada, pouco divulgada e pouco valorizada. São elas qualificadas como “ folclóricas" “ exóticas" e , certamente , episódicas. Afrodescendentes e nativos ainda sofrem discriminação e preconceito. Muitas vezes recebem salários inferiores e tem negada – ou dificultada – sua ascensão profissional. 

    Assim sendo é possível afirmar que a ideia apresentada na questão está incorreta. 
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  •  ✅ ERRADA • A lei Áurea foi uma medida meramente jurídica, pois colocava um fim na escravidão, mas não reparava os 300 anos de atraso e exploração desse povo, o que veio agravar ainda mais com a segregação, os pensamentos de eugenia e as discriminações das mais variadas formas que perduram até hoje.

  • Não incluiu o ex-escravo na sociedade, favorecendo um gradativo processo de marginalização do liberto. Pois sem especialização, o alforriado ficou sujeito a vida em cortiços, trabalhando em subempregos e caindo na criminalidade.