A questão acima tem como tema a qualidade de vida nas cidades brasileiras e a preocupação com o meio ambiente.
Na questão, é solicitado ao candidato que julgue uma afirmativa que aponta que para a qualidade de vida nas cidades brasileiras, os aspectos econômicos são sempre mais importantes que o meio ambiente.
Para analisar corretamente essa assertiva, é importante ressaltar que a preocupação com o meio ambiente é comum a muitos líderes políticos, ambientalistas e ativistas. Eventos como um possível Aquecimento Global, o aumento de tornados, furacões, desastres naturais, crises hídricas e energéticas vêm causando várias discussões e medidas para tentar amenizar os impactos que podem vir a ocorrer no futuro e comprometer a vida e a existência das futuras gerações.
Nesse sentido, o conceito de Desenvolvimento Sustentável surge e tem sido debatido como prática que venha pra ficar em todo o Planeta. Nesse conceito, é enfatizado que o desenvolvimento econômico deva existir para suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras, ou seja, é um desenvolvimento que não esgote os recursos para o futuro.
Com a Pandemia, a iminência de um Aquecimento Global e com a incidência de vários problemas e desastres ambientais, a questão de preservação do meio ambiente e de promover práticas sustentáveis são cada vez mais importantes para a gestão de uma cidade, um estado ou um país.
Como isso tem sido pauta recorrente, pensar que o crescimento econômico é sempre priorizado em detrimento da preservação do meio ambiente é uma convicção cada vez mais ultrapassada e obsoleta frente à demanda de proteção à natureza que os grandes líderes e figuras ambientais tanto cobram nos dias atuais.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: Errado.