A questão acima tem como tema os problemas sociais urbanos no Brasil com ênfase nas desigualdades sociais originadas nas metrópoles brasileiras e sua relação com a pandemia do coronavírus.
Na questão elaborada pela banca é solicitado ao candidato que julgue uma afirmação que reforça que a pandemia de covid-19 gerou as desigualdades sociais que são perceptíveis nas grandes metrópoles brasileiras.
No ano de 2020, dados do banco Credit Suisse sobre as riquezas geradas nos países, apontam que no Brasil 49,6% da riqueza do país estava nas mãos de apenas 1% dos brasileiros. Pra efeito de comparação em 2019, esse mesmo 1% detinha 46,9% da riqueza nacional, o que demonstra a forte concentração de renda nas mãos de poucas pessoas, escancarando a desigualdade social existente em nossa nação.
Isso reflete na intensa desigualdade social que ocorre no Brasil há muito tempo. Entre as causas desse problema podemos citar a falta de acesso à educação de qualidade, a cobrança de impostos injusta, os baixos salários, a dificuldade de acesso a serviços básicos (educação, moradia, transporte público, saneamento básico, saúde) e o racismo estrutural que perdura no país há séculos.
Com a pandemia do coronavírus, milhões de trabalhadores tiveram que ficar em casa por algum tempo, em que muitos perderam empregos e tiveram corte em seus salários, o que intensificou ainda mais a desigualdade social no país.
Nesse período tivemos famílias que perderam renda e voltaram para o mapa da fome, crianças sem acesso à internet que não conseguiram ter educação durante o período de fechamento das escolas, pessoas mais carentes sem acesso à saúde pública e remédios, entre outras situações. Além disso, é importante ressaltar que a pandemia teve impactos diferentes de acordo com a situação socioespacial de algum bairro de alguma grande metrópole. Um exemplo disso foi na cidade de São Paulo, em que o bairro da Brasilândia, situado na zona norte da cidade, onde há uma concentração de favelas e um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, o número de mortes foi 10 vezes maior que no Morumbi, um bairro rico e luxuoso da zona sul da cidade.
Desse modo, podemos afirmar que a desigualdade já existia, mas foi intensificada com a pandemia da covid-19.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Gabarito do Professor: Errado.