SóProvas


ID
5445190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Com uma população de 216 milhões de pessoas, o Paquistão ultrapassou o Brasil e conquistou a posição de quinto país mais populoso do mundo. Segundo a Projeção de População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil tem 211 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, em um ano, o país ganhe “apenas” um milhão de pessoas, enquanto o Paquistão deve chegar a 220 milhões de habitantes, consolidando-se no top 5 do ranking.

   Os países da África Subsaariana também aumentarão suas taxas de natalidade nos próximos anos, e a população na região, uma das mais pobres do mundo, deve dobrar até 2050. Já no Brasil, a população passará a encolher a partir de 2049, quando atingirá o ápice de 229.196.000 brasileiros.


Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações). 

A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a respeito de aspectos gerais da população brasileira.


As localidades mais pobres do campo e das grandes cidades brasileiras possuem taxas de fecundidade mais altas do que locais mais abastados, uma vez que o índice de nascimento dos brasileiros é influenciado pela pobreza e pela desigualdade social.

Alternativas
Comentários
  • C)

    as regiões mais pobres estão ligadas falta de assistência social e a desinformação, isso leva as pessoas a não ter uma cultura de prevenção da gravides.

  • As população urbanas tendem a possuir mais acesso a informação e métodos contraceptivos. O que acaba ajudando a reduzir as taxas de fecundidade.

  • Sinceramente falando essa questão deveria ser anulada só pela displicência de se afirmar isso em uma prova objetiva onde temos repostas argumentativas para cada linha de pensamento. Essa questão foi uma falta total de preparo por quem elaborou.

  • De manhã na agricultura e de noite na criatura

  • Sempre irei marcar essa alternativa como falsa. Essa questão é uma afirmativa riducula.

  • Ue , não entendi a revolta da galera por conta dessa questao... gab Certo , de fato na população mais pobre a taxa de fecundidade é mais alta.

  • Interpretei errado na prova e errei, prova do cespe é fogo kkkk.

  • As mulheres mais pobres não tem como manter contraceptivos regularmente ou outra maneira de evitar a fecundação. Por isso, há sim uma facilidade maior de gravidez.

    GAB: C.

  • NÃO SABE OS DADOS? VAI NA INTERPRETAÇÃO! TEM MAIS POBRE OU MAIS RICO? FDS. GABARITO C

  • QUESTÃO ERRADA,POIS SE NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS A TAXA DE FECUNDIDADE É MENOR COM MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ,COMO PODE SER ALTO ?

    NAS LOCALIDADES POBRES DO CAMPO SIM,MAS NOS CENTRO URBANOS NÃO !

  • Detalhe muito interessante é que alguns termos foram omitidos para preservar a coesão. Sem dúvidas, isso foi a maior pegadinha da assertiva. Atentos, guerreiros! 

    Reescrevendo, ficaria: As localidades mais pobres do campo e as localidades mais pobres das grandes cidades brasileiras. Fonte: Aluno do Tec concursos.

  • pobre faz menino demais kkkkkkkk

  • Só pensar assim: quase todo mundo têm uma Vó da cidade e outra da Roça. A vozinha da roça têm 11 filhos e á sua vovó da cidade tem só a sua mãe e no maximo vc tem uma tia/tio.

  • Gabarito : Certo.

  • Quanto mais braço mais dinheiro.
  • Vai em um bairro pobre, Vale do Reginaldo, por exemplo (pessoal de Maceió conhece) são 4/5/6 crianças por família.

    E em um bairro rico? Jatiuca (também em Maceió), 1/2 crianças por família.

    Infelizmente essa é a realidade.

  • A questão acima tem como tema os aspectos gerais da população brasileira tendo como ênfase a taxa de fecundidade e sua relação com a pobreza e desigualdade social.
    Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que as localidades mais pobres do campo tendem a terem taxas de fecundidade mais altas do que locais mais desenvolvidos.
    É frisado na questão o tema da desigualdade social e da pobreza e sua relação com a taxa de fecundidade. Atualmente, a taxa de fecundidade da população brasileira, segundo dados do IBGE em 2019, é de 1,72 nascimentos/mulher.
    É uma taxa baixa, considerando que na década de 1940 essa taxa já foi de 6,16 filhos/mulher. Essa diminuição ocorreu devido aos avanços da medicina e o maior acesso aos métodos contraceptivos, a educação sexual, o planejamento familiar e o aumento da urbanização, que foram fatores que levaram a uma diminuição dessa taxa.
    Entretanto, é considerável destacar que regiões urbanas ou rurais com menores índices de desenvolvimento tendem a ter uma taxa de fecundidade mais alta. Isso ocorre porque regiões mais pobres tendem a terem uma menor assistência social e um maior nível de desinformação, dificultando o uso e acesso aos métodos contraceptivos. 
    Além disso, nessas regiões a falta de poder aquisitivo e consumo também interferem nessa taxa, uma vez que é constatado que as mulheres de classe média e alta são as que menos tem filhos no país.
    Portanto, a afirmação está CERTA.

    Gabarito do Professor: Certo.

  • Errei na prova pq achei a questão muito pesada, entretanto essa é a realidade. Questão Correta!
  • COMENTÁRIO CERTÃO!!