-
A diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida geram, consequentemente, a elevação do número de idosos no Brasil.
Com a diminuição das taxas de natalidade, a população vai envelhecendo aos poucos. De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos deverá aumentar. Por volta do ano de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. O estudo divulgou ainda que no ano de 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-numero-idosos-devera-aumentar-no-brasil.htm
-
Atualmente estamos vivendo um aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de natalidade.
-
Lembra da pirâmide étaria que está em processo de inversão, onde teremos, num futuro próximo, um topo maior que a base devido ao aumento da expectativa de vida e os baixos indíces de natalidade provocado por fatores que atuam na informação, educação, prevenção e planejamento familiar. Sendo um necessária uma reforma na previdência para que adequar-mos esse processo e não gerar uma crise sem precedentes.
-
Conforme pesquisa realizada pelo IBGE, a população do Brasil vive em média 72,8 anos. Atualmente, o país ocupa o 80° lugar no ranking mundial da expectativa de vida da Organização das Nações Unidas (ONU).
-
Gabarito: Certo.
-
A questão acima tem como tema os aspectos gerais da população brasileira, com ênfase na expectativa de vida dos brasileiros.
Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que a expectativa de vida tende a aumentar de forma gradativa com o passar das décadas.
A expectativa de vida é um dado que estima o número de anos que uma pessoa pode viver ao longo de sua vida. Sendo assim, esse dado será reflexo das condições de vida e de saúde de um determinado país.
Nas últimas décadas, sobretudo entre 1950 a 1980, o Brasil passou por um aumento na expectativa de vida de sua população. Em 1950, a expectativa de vida geral do brasileiro era de 48 anos. Já em 1980, essa expectativa aumentou para 62,5 anos. Na última análise feita em 2018, o brasileiro tinha uma expectativa de vida de 76,3 anos.
Esse aumento deve-se aos grandes investimentos no serviço de saúde, as sucedidas e expansivas campanhas de vacinação, o maior acesso a antibióticos e remédios, a instalação de redes de esgoto e água tratada, além das melhorias realizadas na área do saneamento básico, o que contribuiu para a diminuição drástica das taxas de mortalidade.
Embora o país tenha sofrido uma queda na sua expectativa de vida em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a estimativa é que a expectativa de vida continue subindo ao longo das décadas. Pesquisas da Universidade de Washington, que fizeram análises sobre expectativa de vários países, apontam que em 2040 a expectativa de vida do brasileiro possa ir para 78,5 anos.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: Certo.
-
✅ CERTO • A população brasileira tem aumentado seus índices de longevidade, porém tem se diminuído os índices de natalidade. Para o cenário econômico, este cenário se manterá positivo durante algumas décadas pois havendo menos natalidade e um crescimento exponencial da longevidade, o número de pessoas produtivas vem superando e muito o número de dependentes.
Porém as projeções são para que por volta de 2042 a população brasileira venha a diminuir e o número de pensionistas aumentar o que requer uma reforma previdenciária eficaz, pois haverão mais idosos inativos do que trabalhadores.
-
CERTO!!
A EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL TENDE A AUMENTAR COM O PASSAR DOS ANOS.