Resposta: E
Viga GERBER é uma associação de vigas estáveis com vigas não estáveis, sendo que as vigas estáveis suprem os demais vínculos que faltam, deixando o conjunto estável. Sua análise é feita decompondo em vigas simples (vigas apoiadas e vigas que dão apoio). Ou seja, sempre vai ter uma viga estável e uma viga apoiada, ou duas estáveis e uma apoiada em ambos os lados, e por ai vai. As estruturas simples decompostas são sempre biapoiadas, engastadas ou biapoiadas com extremidade em balanço.
Com isso em mente, já descartamos a alternativa A (viga isostática) e B (viga hiperestática).
As alternativas C, D e E podem representar uma viga GERBER, vamos analisar uma por uma:
Alternativa C: Viga da esquerda (estável) está apoiada na viga da direita. Portanto, a viga que deveria estar apoiada (a da direita), está suportando a viga estável, não configurando uma viga GERBER e mantendo a instabilidade. Alternativa ERRADA.
Alternativa D: Viga da esquerda (estável) está servindo de apoio para a viga da direita. Porém, o vínculo é uma articulação móvel (rotação e movimento horizontal liberados). Com isso a viga da direita continua instável (hipostática), pois apresenta dois apoios articulados móveis na estrutura simples. Alternativa ERRADA.
Alternativa E: Viga da esquerda (estável) está servindo de apoio para a viga da direita. Portanto, a viga estável está servindo de apoio para a instável, criando uma articulação fixa (rotação liberada) quando se faz a decomposição em duas vigas simples. Alternativa CORRETA.