SóProvas


ID
544861
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Delirium tremens é um estado toxiconfusional

Alternativas
Comentários
  • D. tremens: forma de síndrome cerebral orgânica aguda devida à supressão do álcool e marcada por sudoreses, tremores, dispepsia atônica, agitação, ansiedade, dor precordial, confusão mental e alucinações.  STEDMAN, Dicionário Médico, 25ª ed.
  • Delirium Tremens, que, como o nome diz, associa um estado toxi-confusional em que aparece o delírio vívido, com tremores e outras alterações somáticas. Neste caso, a pessoa corre grave risco de vida e deve ser tratada num pronto socorro com recursos clínicos. Ocorre em menos de 5% dos dependentes de álcool quando suspendem o uso, com piora significativa no começo da noite. Os pacientes apresentam vivência delirante, com fala incoerente, demonstram sofrer alucinações visuais e outras distorções da percepção da realidade. Também acompanham agitação; ansiedade; alterações do humor; tremores; náuseas, vômitos; freqüência cardíaca e pressão arterial aumentadas. 
  • A abstinência ao alcool pode ser dividida em em dois tipos: não complicada e complicada. A abstinência complicada é quadro com sintomas proeminentes. Os sintomas autonômicos são marcantes, com hipertensão, sudorese e inquietação além de convulsões. pode haver presença de transtornos sensoriais e perceptivos. A forma grave é o delírum tremens, que cursa com alteração do nível de consciência, confusão mental, alucinações de qualquer tipo, medo, ideação paranóide, inquietação, agitação, além dos sinais autonômicos. A condição dura de 3 a 5 dias, com resolução gradual. (Fonte: Neto; Elkis. Psiquiatria Básica)   
  • O delirium tremens (DT) é ocasionado pela abstinência do alcoól, caracterizado por alucinações, alteração do nível da consciência e desorientação. A mortalidade nos pacientes que apresentam DT é de 5 a 25%.Delirium tremens induzido por álcool deve ser codificado aqui. DT é um estado confusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas. É usualmente conseqüência de uma abstinência absoluta ou relativa de álcool em usuários gravemente dependentes, com uma longa história de uso. O início usualmente ocorre após abstinência de álcool. Em alguns casos o transtorno aparece durante um episódio de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em cujo caso deve ser codificado aqui. Os sintomas prodrômicos tipicamente incluem: insônia, tremores e medo. O início pode também ser precedido de convulsões por abstinência. A clássica tríade de sintomas inclui obnubilação de consciência, confusão, alucinações e ilusões vívidas, afetando qualquer modalidade sensorial e com tremores marcantes. Delírios, agitação, insônia ou inversão do ciclo do sono e hiperatividade autonômica estão também usualmente presentes.
    Exclui: Delirium não induzido por álcool.

    Curso do delirium tremens
    Instalação: 1 a 3 dias.
    Duração: 1 semana a dois meses (maioria entre 10 e 12 dias).
    Idosos: curso mais prolongado; maior risco de mortalidade; maior número de complicações; mais freqüentemente a recuperação não é total.


    Mais informações: http://www.psiquiatrianet.com.br/tratamento/abstinencia2.htm

  • Pra mim, isso é uma questao mal feita. Risco de vida é uma expressão que se assume estar contida no sentido de "risco de perder a vida". Como provas tem que ser indubitavelmente corretas, o termo não é objetivamente correto, na minha opinião. O termo utilizado deve ser aquele em que todos possam compreende-lo da mesma forma.
  • quando fala em ocasionalmente rísco de vida corresponde a essa parte da descrisção nosológica: uso mais prolongado; maior risco de mortalidade; maior número.

  • Segundo Dalgalarrondo (2008) ..."Delirium Tremens é uma forma grave de síndrome  de abstinência de álcool, que ocorrem além dos sintomas clássicos do Delirium (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc.), intensas manifestações autonômicas (como tremores, febre, sudorese profusa, etc.), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsia)". 
    O que me levou a assinalar a resposta C por citar "grave" enquanto a indicada como certa resposta B diz breve.
  • Segundo a CID 10 - Classificação dos transtornos mentais e de comportamento

    F1x.4 Estado de abstinência com delirium
    Uma condição na qual o estado de abstinência (ver Flx3) é complicado por delirium (ver critérios para F05. —).
    Delirium tremens induzido por álcool deve ser codificado aqui. Delirium tremens é um estado toxiconfusíonal breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas. E usualmente uma consequência
    de abstinência absoluta ou relativa de álcool em usuários gravemente dependentes, com uma longa história de uso. O início usualmente
    ocorre após abstinência de álcool. Em alguns casos, o transtorno aparece durante um episódio de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em cujo caso ele deve ser codificado aqui. p. 77

  • Concordo com Angélica Cristina, para Dalgalarrondo é grave, e outra, "risco de vida"? veria estar escrito ou "risco de perder a vida" ou "risco de morte". Admito ter ficado bem na dúvida, e acabei marcando a letra C, pela questão do "Grave".

  • A prova não é de Português. Não caberia recurso, até porque todo mundo entende o que uma pessoa quer dizer quando fala "risco de vida". Questão ok.