SóProvas


ID
544873
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associado à considerável ruptura

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, em conformidade com a CID 10 (Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde), tais pessoas são cientificamente conceituadas como portadoras de “transtornos específicos da personalidade”, que apresentam “perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associada a considerável ruptura pessoal e social. O transtorno tende a aparecer no final da infância ou adolescência e continua a se manifestar pela idade adulta”.
    http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&coddou=5918
  • Transtornos específicos da personalidade não tem relação com "psicopatia", uma vez que inclui transtorno de personalidade esquizóide, histronica, anti-social, paranóide e outras, que não tem relação com psicopatia.
  • Este agrupamento compreende diversos estados e tipos de comportamento clinicamente significativos que tendem a persistir e são a expressão característica da maneira de viver do indivíduo e de seu modo de estabelecer relações consigo próprio e com os outros. Alguns destes estados e tipos de comportamento aparecem precocemente durante o desenvolvimento individual sob a influência conjunta de fatores constitucionais e sociais, enquanto outros são adquiridos mais tardiamente durante a vida.