-
Visão interacionista:
Esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins. O que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.
-
A visão tradicional: “parte do princípio de que todo conflito é ruim. segundo essa visão, o conflito por definição é danoso e deve ser evitado. Como todo conflito deve ser evitado, precisamos apenas prestar atenção ÀS suas causas e corrigir o mau funcionamento para melhorar o desempenho do grupo e da organização.”
A visão das relações humanas: “o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável essa escola defende a sua aceitação.
A visão interacionista: encoraja o conflito, no sentido de que o grupo harmonioso, pacífico, tranqüilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. A principal contribuição desta abordagem é encorajar os líderes de grupos a manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
-
Visão tradicional: Conflito é danoso e deve ser evitado.
Visão das relações humanas: Conflito é natural e inevitável nos grupos.
Visão interacionalista: O conflito não é apenas uma força positiva em um grupo. É também absolutamente necessário para um desempenho eficaz.
Cirstiana Duran - Curso Eu Vou Passar
-
- a) inevitável e poderá ser ou não gerenciado. - Visão Tradicional
- b) contraproducente e deve ser evitado. - Visão Tradicional
- c) uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações e devem ser aceitos. - Visão Humanista
- d) necessário para o desempenho eficaz de um grupo. VISÃO INTERACIONISTA -RESPOSTA CORRETA
- e) sinônimo de irracionalidade e causa prejuízos a organização. - Visão Tradicional
-
Pequena correção ao comentário acima:
a) inevitável e poderá ser ou não gerenciado. - Visão Humanista
-
Gabarito: D
a) inevitável e poderá ser ou não gerenciado. (Visão
Humanista)
b) contraproducente e deve ser evitado. (Visão Tradicional)
c) uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações e
devem ser aceitos. (Visão Humanista)
d) necessário para o desempenho eficaz de um grupo. (Visão Interacionalista)
e) sinônimo de irracionalidade e causa prejuízos a organização.
(Visão Tradicional)
-
a) Visão das RELAÇÕES HUMANAS
b) Visão TRADICIONAL
c) Visão RELAÇÕES HUMANAS
d) Visão INTERACIONISTA
e) Visão TRADICIONAL
-
Visão Tradicional: De acordo com essa abordagem, todo conflito é considerado ruim e , por isso, deve ser evitado.
Visão das Relações Humanas: Conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, podendo ter o potencial de ser uma força positiva. No entanto, ainda é indesejado.
Visão Interacionista: O conflito pode ser uma força positiva, além de ser, em alguns casos, necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
RIBAS, 2015.
-
Na visão interacionista, há a convicçao de que o conflito não é apenas uma força positiva em um grupo, como também necessário, para que seu desempenho seja eficaz.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
ABORDAGENS DE CONCEITUAÇÃO DE CONFLITO.
● Tradicional - A abordagem mais antiga parte do princípio de que todo conflito é ruim. O conflito é danoso e deve ser evitado.
● Relações humanas - Com o surgimento da Escola de Relações Humanas, nos anos 1950, o conflito passou a ser percebido como uma consequência natural nos grupos e nas organizações, à semelhança da cooperação, da competição e da adaptação.
● Interacionista - Enquanto a abordagem de relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Os líderes de grupo devem manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo. Assim, na visão interacionista, há a convicção de que o conflito é não apenas uma força positiva em um grupo, como também necessário, para que seu desempenho seja eficaz.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online