SóProvas


ID
544924
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O treinamento de instruções no cargo utiliza quatro passos designados:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Questão muito subjetiva ao meu ver, pois não cita a doutrina, deixando o candidato sem muitas opções lógicas na escolha da resposta.

      O treinamento de instruções para elaboração de descrição de cargos destina-se aos ocupantes geralmente de cargos administrativos ou operacionais, cujas responsabilidades são basicamente a execução de tarefas de rotina. O treinamento, segundo a FCC, utiliza os seguintes passos: dizer, mostrar, fazer e rever.
  • Estágios de Instrução

    Os estágios de instrução servem como uma lista de checagem para o instrutor na escolha dos procedimentos de ensino. Quando praticado, isso aplica-se a todos os cinco estágios para cara lição a ser apresentada.

    Em algumas lições, vários estágios são combinados; por exemplo;

    Em muitos exercícios práticos os estágios práticos e de examinação são combinados. Em práticas controladas, quando o material é apresentado passo a passo, os estágios de apresentação e aplicação são combinados.

    Flexibilidade é a chave para o sucesso do uso dos estágios na instrução. O instrutor deve usá-los como guia; eles não são intencionados a causar à instrução uma artificialidade ou estereótipo. Porém, o instrutor deve estudar toda situação instrucional por oportunidades de usar estágios de alunos. Ele deve empenhar-se para completar o processo técnico que ele pode planejar, dizer, mostrar, fazer, checar e rever e/ou criticar.
  • Treinamento por instrução no próprio cargo, ou simplesmente treinamento no próprio trabalho, sendo utilizado onde há a necessidade de utilizar instrumentos e máquinas existentes somente no local de trabalho. Esse tipo treinamento é aquele que ocorre no dia-a-dia.

    Treinamento formal interno, que é o treinamento programado e executado pela empresa exclusivamente para seus empregados, mas realizado fora do ambiente de trabalho, tais como: cursos, palestras, seminários, etc.; desenvolvidos de forma a melhorar o desempenho das pessoas na função que exercem ou prepará-las para novas funções.

    Estudo de caso. Os participantes são estimulados a dar suas opiniões sobre como solucionar um problema exposto em um caso, que possui características quase reais.

    Simulação. É uma ferramenta cuja principal função é de simular uma situação em que as pessoas recebem e aceitam um desafio que representa uma ou diversas funções da organização, e os mesmos tomam decisões.

    Fonte: http://revistas.unipar.br/empresarial/article/view/2682/2046