Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre a avaliação na Educação Infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva incorreta sobre o assunto. Vejamos:
a) Correta.
A avaliação não tem o objetivo de promoção, ou seja, não converte em classificar as crianças em “aptas” ou “não aptas”.
b) Incorreta
As referências para se proceder à avaliação não devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos, porque a avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, ou seja, não há um padrão certo, porque cada criança deve ser avaliada conforme a sua necessidade.
c) Correta.
A avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças para objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar, de forma mais adequada, as relações entre elas e o ambiente no qual estão inseridas.
d) Correta.
A avaliação é sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, ou seja, as instituições não podem utilizar relatórios, pareceres e avaliações realizadas por professores ou outros profissionais para definir se uma criança deve ou não ser aceita na instituição ou em determinado grupo.
Gabarito do monitor: B