SóProvas


ID
5449297
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Art. 31, Inciso I, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece que na Educação Infantil a avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Sobre a avaliação na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Letra b as referências para se proceder

  • Gabarito B

  • GABARITO B

    "NÃO PARE! ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU, LEMBRE-SE! TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre a avaliação na Educação Infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva incorreta sobre o assunto. Vejamos:

    a) Correta.

    A avaliação não tem o objetivo de promoção, ou seja, não converte em classificar as crianças em “aptas” ou “não aptas”.

    b) Incorreta

    As referências para se proceder à avaliação não devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos, porque a avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, ou seja, não há um padrão certo, porque cada criança deve ser avaliada conforme a sua necessidade.

    c) Correta.

    A avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças para objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar, de forma mais adequada, as relações entre elas e o ambiente no qual estão inseridas.

    d) Correta.

    A avaliação é sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, ou seja, as instituições não podem utilizar relatórios, pareceres e avaliações realizadas por professores ou outros profissionais para definir se uma criança deve ou não ser aceita na instituição ou em determinado grupo.

    Gabarito do monitor: B   

  • Boa noite caros colegas de estudos .Então ...segunda a nossa Micarello,a avaliação como um instrumento de inclusão das crianças na EI .O que significa que as instituições NÃO PODEM utilizar relatórios ,pareceres....em que a crinça deve ou não ser aceita na ionstituição .Sendo assim a avaliação deve objetivar um conhecimento mais aprofundado das cças para que os adultos sejam capazes de mediar ....E consequentemente o ATO DE AVALIAR não pode levar a uma CLASSIFICAÇÃO das cças em "aptas ou inaptas " .