A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.
Analisando as alternativas, temos:
A – Correta. Ao realizar crítica pública a colega e outros/ as profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade. De acordo com o “Art. 10º”, inciso f, do Código de Ética de 1993, é dever do/a assistente social nas relações com assistentes sociais e outros/as profissionais.
B – Incorreta. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade. De acordo com o “Art. 11º”, inciso b, do Código de Ética de 1993, é vedado ao assistente social nas relações com assistentes sociais e outros/as profissionais.
C – Incorreta. Participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional. De acordo com o “Art. 12º”, inciso a, do Código de Ética de 1993, é direito do/a assistente social nas relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.
D – Incorreta. Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania. De acordo com o “Art. 12º”, inciso b, do Código de Ética de 1993, é direito do/a assistente social nas relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.
Gabarito: A