SóProvas


ID
5452513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética bem como ao disposto na Lei de Acesso à Informação, julgue o item a seguir.

A conduta ética do servidor público circunscreve-se ao dever de comportar-se somente de acordo com o que é permitido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A conduta ética do servidor público circunscreve-se ao dever de comportar-se somente de acordo com o que é permitido.

    Vejamos.

    A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido.

    O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve.

    Há certos aspectos do serviço público que não se medem pelo simples cumprimento exterior das normas, mas pela qualidade com que as regras são observadas.

    Quantas vezes nossas leis são cumpridas “na letra”, mas não no seu “espírito”?

    A conduta, portanto, leva em conta a escolha consciente do agente.

    Porém, não se trata de qualquer regra ou procedimento. Na verdade, devemos estar atentos a dois tipos diferentes de regras de conduta.

    As regras podem ser imperativas. São regras que simplesmente proíbem ou ordenam, pressupondo que o sujeito saiba fazer o que se ordena e conheça as condutas proibidas.

    Podem ser constitutivas. São regras que instruem as pessoas a fazer algo. Ao contrário das regras imperativas, as regras constitutivas mais orientam a ação do indivíduo do que a ordenam ou a proíbem.

    FONTE: Professor Cyonil Borges

  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO: A conduta ética do servidor não está restrita ao dever de comportar-se de acordo com o que é permitido. Sob esta ótica, o agente estatal deveria observar, apenas, o princípio da legalidade, ou seja, apenas fazer aquilo que estiver previsto ou autorizado em lei. As regras éticas, contudo, possuem uma amplitude maior, alcançando também o princípio da moralidade. 

    Consequentemente, deve o servidor, no desempenho da conduta ética, observar não apenas o dever de comportar-se de acordo com o que é permitido, mas sim também pautar suas escolhas em padrões morais e ligados à probidade da função pública.

    Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/gabarito-sefaz-ce-extraoficial/

  • Ética está pautada não somente no princípio da legalidade, o que significaria fazer o que estiver autorizado em lei, mas também fazer aquilo que a lei não permite ou proíbe, mas que está dentro do princípio da moralidade.

  • Gabarito: Errado!

    O conceito de ética é muito mais amplo e abrangente, não se restringindo somente ao dever de comportar-se somente de acordo com o que é permitido.

  • Nem sempre o que é permitido é ético

  • Qual a necessidade de usar "circunscreve-se"?

  • Significado de circunscrever:

    1.Traçar um limite em torno de; limitar

    2.Restringir a certos limites

    A conduta ética não está limitada apenas a fazer o que é permitido, mas também a não fazer o que é proibido.

  • >O princípio da obrigatoriedade do procedimento ético e moral no exercício da função pública não tem por fundamento a coercibilidade jurídica.

  • Questão de português, e não de Ética.

  • NISHIMURA VIVE

  • O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  ,  e  .

  • Errado

    Corrigindo a questão:

    A conduta ética do servidor público circunscreve-se ao dever de comportar-se de acordo com o que é permitido,mas também deve pautar suas escolhas em padrões morais e ligados à probidade da função pública.

  • realmente ficou muito genérico, porque o que pode ser permitido pode ser proibido ou antiético.

  • Não sei se entendi bem, mas suponho que o erro está em "comportar-se somente de acordo com o que é permitido". O certo, então, seria "comportar-se somente de acordo com o que a lei manda".

    Tudo o que a lei manda não é tudo o que é permitido.

  • A questão fala "circunscreve-se ao dever de comportar-se somente de acordo com o que é permitido"

    CIRCUNSCREVER-SE é LIMITAR-SE, então quer dizer que limita a exercer o que a lei permite, quando na verdade existe o Princípio da Legalidade, que diz que o servidor só pode fazer o que a lei permite.

  • A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve.

    https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1884/1/%C3%89TICA_SEM_TUTORIA_M%C3%B3dulo_3.pdf

  • Os fdps ficam com preguiça de elaborar questão de ética aí ficam inventando de colocar significado de palavras

  • A ética é uma reflexão que impõe ao sujeito questionar-se acerca de se suas atitudes, seja quais forem, vai prejudicar alguém, antes de conclui-las.

  • Além do legal e ilegal, o servidor dever se atentar para o que é honesto e desonesto.

  • Não entendo pq estaria errado. Ele não disse "somente com o que é legal", ele disse "somente com o que é permitido", portanto, o enunciado não está dizendo que deve obedecer somente ao princípio da legalidade com alguns colegas justificam

  • SIMPLES: A ÉTICA NÃO ENCONTRA FUNDAMENTO NA CORCIBILIDADE JURÍDICA.

    SENDO ASSIM, EU POLICIAL PENAL MYKE NÃO ESTOU ENJESSADO A AGIR APENAS CONFORME A LEI. POIS NEM TUDO QUE É LEGAL É ILEGAL.

  • ERRADO

    O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

     

    Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto