SóProvas


ID
5452732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando a Norma Técnica para Amostragem de Auditoria, julgue o item a seguir.


Quanto mais o auditor confia em procedimentos substantivos, tais como testes de detalhes ou procedimentos analíticos substantivos, para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança ele precisa da amostragem e, portanto, maior pode ser o tamanho da amostra.

Alternativas
Comentários
  • O risco de amostragem é inversamente proporcional ao tamanho da amostra. Logo, quanto mais o auditor confia em procedimentos substantivos, menor pode ser o tamanho da amostra.

  • GABARITOERRADO

    COMENTÁRIO: questão fácil! É claro que, quando o auditor confia MAIS em outros procedimentos substantivos direcionados à mesma afirmação, ele pode se dar ao luxo de trabalhar com uma amostra MENOR, ou seja, pode reduzir o tamanho da amostra. Essas 2 variáveis (tamanho da amostra e aplicação de outros procedimentos substantivos direcionados à mesma afirmação), portanto, possuem relação inversa. A questão traz o contrário, ou seja, uma relação direta. Ela estaria correta se dissesse: quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos / menos segurança precisa / menor pode ser o tamanho da amostra. O Apêndice 3 da NBC TA 530 nos confirma esse entendimento.

    Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos (testes de detalhes ou procedimentos analíticos substantivos) para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, menos segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, menor pode ser o tamanho da amostra.

    Fonte: Estratégia

  • GABARITOERRADO.

    Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos (testes de detalhes ou procedimentos analíticos substantivos) para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, menos segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, menor pode ser o tamanho da amostra (NBC TA 530, Apêndice 3, item 2).

  • Quanto mais ele confia nos procedimento menos amostras ele precisará.

  • Se ele está conseguindo “muita confiança” a partir dos testes, poderá depender menos dos resultados da amostragem.

    NBC TA 530:Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos (testes de detalhes ou procedimentos analíticos substantivos) para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, menos segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, menor pode ser o tamanho da amostra.

    Resposta: errado 

  • Essas questões de auditoria tem mais intepretação de texto do que as provas de português.

  • Cuidado para não usar essa lógica nos testes de controle. Parece contraditório, mas se o auditor avalia o risco inerente e de controle como baixos, ele pode estabelecer uma estratégia de depositar confiança máxima nos controles e, dessa forma, ele deverá aplicar teste de controle e com maior extensão, para obter segurança razoável de que ele pode confiar nos controles internos e, assim, limitar os procedimentos substantivos a serem aplicados.

    Fonte: prof. Marcelo Aragão - Gran Cursos.