SóProvas


ID
5452753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à auditoria da conta contábil de estoque de mercadorias do ativo circulante, julgue o item seguinte.

Constituem exemplos de testes substantivos de auditoria de estoques a observação de contagens físicas, a confirmação de estoques em poder de terceiros e o confronto de contagens físicas de estoques com os relatórios de controle de inventário e o saldo das respectivas contas contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo.

    Segundo a NBC TA 501 – quando os estoques são relevantes para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidências quanto à sua existência e condições. Em minha opinião, essa ideia está mais alinhada com os testes substantivos (aqueles aplicados para obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pela entidade) do que com os testes de controle.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."

  • Gabarito: certo

    Observação de contagens físicas  → Observação

    Confirmação de estoques em poder de terceiros  → Circularização

    Confronto de contagens físicas de estoques com os relatórios de controle de inventário e o Saldo das respectivas contas contábeis  → Procedimento analítico

  • Gente, não seria o caso de teste de observância ao invés de substantivos?

  • Para realizar testes de controles e procedimentos substantivos, o auditor também utiliza as técnicas de auditoria. A diferença entre teste de controle ou procedimentos substantivos dependerá de SOBRE O QUE a técnica é aplicada. 

    Por exemplo, se o auditor utilizar a Observação Direta para verificar como a organização aplica as atividades de controle (conceito lá do COSO ICIF, que se refere à aplicação dos controles internos na prática), ele está realizando um Teste de Controle (“Teste de Observância”, na nomenclatura antiga).

    Mas se ele estiver utilizando a Observação Direta para verificar como a organização executa o processo de avaliação de imóveis, ele está aplicando um Teste de Procedimentos Substantivos. 

    Ou seja, as técnicas são as mesmas. Mas se incidirem sobre controles, estamos diante dos Testes de Controle. Se incidirem para detectar distorções, teremos os Testes de Procedimentos Substantivos. 

    *Professor Jetro Coutinho*

  • A observação da contagem física não seria um Teste de Observância?

  • Percebe-se, na questão, que todos os procedimentos utilizados pelo auditor foram para verificar o saldo contábil dos estoques. O final da questão entrega isso "saldo das respectivas contas contábeis". Sendo assim, são procedimentos substantivos.

    Gabarito: CERTO.

  • Colaborando sobre o assunto,

    diferença entre eles é que os testes de controle são utilizados para certificar-se do funcionamento do controle(Observância) interno da empresa, enquanto que os procedimentos substantivos visam obter evidência do funcionamento do sistema contábil da empresa quanto aos registros adequados para geração de demonstrações confiáveis

  • Suficiência

    Exatidão

    Validade

  • De acordo com a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, do Conselho Federal de Contabilidade, os testes substantivos “visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.". Ou seja, focam nas demonstrações contábeis.

    Aliando essa definição ao previsto na NBC TA 501 – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA – Considerações Específicas para Itens Selecionados, em relação à auditoria de estoque, pode-se destacar que o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e as condições do estoque mediante “acompanhamento da contagem física dos estoques" e “execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque".

    Além disso, caso o estoque custodiado e controlado por terceiros for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor pode “solicitar confirmação do terceiro quanto às quantidades e condições do estoque mantido por esse terceiro em nome da entidade" e “executar inspeção ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias".


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Concordo com Marcelo , dá a entender que ele está fazendo procedimentos a fim de confirmar os saldos contábeis , logo será teste SUBSTANTIVO

  • Temos a descrição de 3 ações:

    1- observação de contagens físicas

    2- confirmação de estoques em poder de terceiros

    3- confronto estoque físico x relatório x saldo das contas.

    vamos começar pelos procedimentos 2 e 3 já aqui são claros:

    Confirmar estoques em poder de terceiros pode ser feito por meio do procedimento de circularização (confirmação externa) ou mesmo com visita aos recintos para executar a inspeção física e documental.

    O confronto do estoque físico x relatório x saldo contábil é uma conciliação, assim como a conciliação bancária, em que se faz o confronto do extrato bancário x com os lançamentos do razão. trata se, em ambos os casos, de uma inspeção documental e física.

    Sendo assim, os procedimentos descritos em 02 e 03 são claramente testes substantivos, pois visam confirmar os detalhes da conta, o saldo monetário envolvido etc.

    Duvidoso nessa assertiva é o procedimento descrito em 01. O procedimento de inventário é um procedimento de controle interno realizado por funcionários da empresa auditada (não é o auditor independente que o realiza!). Sendo assim, uma vez que se trata de procedimento de controle, ao observá-lo ( acompanhar), o auditor está realizando um teste de controle! Está certificando-se da qualidade deste inventário realizado pela entidade. Estaria observando, por exemplo, se os itens são etiquetados, se é feito um controle de saída enquanto o inventário é realizado para evitar dupla contagem de itens, se são verificados produtos deteriorados, se as caixas são abertas e verificadas quantitativos, se há compartimentos ocultos e outros. Tudo isso para ter segurança sobre o nível de confiança neste inventário.

    Por todo o exposto, a observação da Contagem física se enquadraria “melhor” como um teste de controle.

    O problema é que, a rigor, não há uma segmentação bem definida onde termina um teste de controle e onde começa um teste substantivo, de modo que o auditor pode utilizar um procedimento de auditoria qualquer como teste de controle ou teste substantivo, tudo dependerá da sua intenção.

    Para não deixar dúvida, o enunciado poderia ter descrito que a observação da Contagem está sendo feita pelo auditor, mas a Contagem propriamente dita está sendo realizada pela entidade. Neste caso, ficaria cristalino que se trata de um teste de controle.

    Assim, devemos ter certa ressalva em relação ao gabarito oficial dessa questão. Só com um contorcionismo interpretativo daria para cravar esse gabarito.

    Resposta: certo ( com ressalva)

  • Haja vista que os testes substantivos são realizados para detectar distorções relevantes, o item está correto.

  • NBC TI 01:

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    Vou parar de estudar, quem sabe eu começo a acertar

  • Para mim só o final do enunciado trata de teste substantivo "saldo das respectivas contas contábeis", o restante é teste de controle. O auditor usou as duas técnicas.