SóProvas


ID
5452756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação à auditoria da conta contábil de estoque de mercadorias do ativo circulante, julgue o item seguinte.

Quando se realizam testes de subavaliação da conta de receita de vendas, os testes são geralmente orientados às contas de ativo: por exemplo, é possível que, quando a conta de receita esteja subavaliada (teste principal), as contas de ativo circulante – caixa, bancos ou contas a receber – estejam superavaliadas (teste secundário), o que pode ser causado pela não contabilização de uma venda realizada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO: A subavaliação (teste principal) da conta Receita de Vendas nos leva a crer que o saldo dela apresenta-se menor que o real, ou seja, foram realizadas vendas que, contabilmente, não foram reconhecidas. Ora, se não houve reconhecimento das receitas, testes secundários em contas do Ativo (Caixa, Bancos e Contas a Receber) tendem a indicar também subavaliação (e não superavaliação). Isso porque não foram contabilizadas também as entradas de recursos.

    FONTE: GRAN CURSOS.

  • GABARITO: ERRADO

    Quando testamos a conta de receita de vendas para subavaliação, até pelo método das partidas dobradas, a conta devedora da contrapartida (caixa, bancos ou clientes a receber) também será testada para subavaliação.

  • Se a receita está subavaliada o teste deve ser para saber se o ativo também foi subavaliado (Ou seja, não entrou o contas a receber ou o caixa)

  • "Segundo Almeida (2012), a experiência tem demonstrado que se deve dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (ativo, despesas) e os de subavaliação para as contas credoras (passivo, receitas)."

    Contas devedoras (ativo, despesas) ------> Teste de Superavaliação

    Contas credoras (passivo, receitas, PL)------> Teste de Subavaliação

    Teste de Superavaliação: super ades (ativo / despesa) "Deus do inferno"

    Teste Subavaliação: Suba e pare (passivo / receitas)

    fonte: Copiado de um comentário de um colega aqui do QC.

  • Se lança uma receita, aumentando-a, os ativos, citados na questão, também aumentarão. D. ATIVO, C. RECEITA. Assim, se há dúvidas de subavaliação da receita, certamente se terá dúvida tbm de subavaliação dos ativos citados. Se não contabilizar uma venda, deixa-se se aumentar a receita e, consequentemente, o ativo, ou seja, os dois estarão subavaliados.

    Gabarito: ERRADO.

  • eu errei por que pensei que uma venda poderia não ter sido contabilizada, ou contabilizada a menor, porém o recebimento ter sido integral. Prática muito comum infelizmente (meia nota, venda sem nota etc).

  • A noção de teste principal e teste secundário é bem simples: significa que quando testamos “uma coisa” (principal), automaticamente estamos testando “outra” (secundário).

    Isso ocorre em função de, na contabilidade, os lançamentos serem feitos por meio de uma dupla entrada, ou seja, por meio do débito e crédito. Para responder à questão basta que pensemos de que maneira é contabilizada uma venda:

    -crédito em receita

    -débito em caixa/bancos/contas a receber.

    Logo, a falta do crédito em receitas implica na falta do débito no ativo. Assim, ao testar as receitas (teste principal) estamos automaticamente testando a sua contrapartida (teste secundário em caixa, bancos/outros). Se neste teste principal foi encontrado subavaliação de receitas ( falta do crédito na conta receita), a consequência lógica é de que também “faltou” débito na sua contrapartida (ativo); subavaliando, por consequência, também esta conta destinatária do débito. A lógica é: se “faltou” crédito, também “faltou” débito. A resposta correta seria: se receitas estão subavaliadas, as contas de ativo circulante – caixa, bancos ou contas a receber também estão subavaliadas.

    Resposta: errado