SóProvas


ID
5452795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com o intuito de melhorar a gestão e o controle dos seus custos de produção, determinada empresa industrial decidiu dividir a sua unidade fabril nos seguintes seis setores distintos, nos quais são exercidas atividades bastante específicas: Gerência geral; Manutenção de máquinas e equipamentos; Almoxarifado; Montagem; Pintura; Embalagem.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A divisão da unidade fabril em departamentos permitirá que alguns custos considerados indiretos em relação aos produtos possam ser alocados diretamente em seus respectivos departamentos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Questão que trata sobre o assunto departamentalização. Podemos definir a departamentalização como uma forma mais elaborada de apropriação dos custos indiretos, mediante primeiramente à apropriação dos custos aos departamentos (centro de custos) e depois o rateio aos produtos. Diante disso, no processo de departamentalização, os custos indiretos vão ser alocados diretamente em seus departamentos para depois serem rateados aos produtos.

    FONTE: Prof. Feliphe Araújo

  • GABARITO: CERTO

    Resolução:

    Questão que trata sobre o assunto departamentalização.

    Podemos definir a departamentalização como uma forma mais elaborada de apropriação dos custos indiretos, mediante primeiramente à apropriação dos custos aos departamentos (centro de custos) e depois o rateio aos produtos.

    Diante disso, no processo de departamentalização, os custos indiretos vão ser alocados diretamente em seus departamentos para depois serem rateados aos produtos.

    FONTE: GRAN CURSOS.

  • CERTO.

    Questão que exige conhecimentos sobre departamentalização. Em resumo, departamentalizamos nossos custos para facilitar e melhorar a apropriação dos custos indiretos de fabricação.

    Isso porque agrupamos os recursos de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades em unidades organizacionais, o que diminui muito a arbitrariedade na hora de alocar tais recursos aos produtos.

    De fato, na departamentalização, nos deparamos com alguns custos que, em uma primeira análise, são indiretos em relação aos produtos, todavia são considerados “diretamente alocáveis aos departamentos” e por isso são atribuíveis aos departamentos sem a necessidade de qualquer critério de rateio.

    Fonte: Direção Concursos.

  • Prova de Contabilidade Geral e de Custos comentada pelo Professor Feliphe.

    https://www.youtube.com/watch?v=5t-VTAh-27k