SóProvas


ID
5453302
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas recomendações são importantes e devem ser seguidas para a prevenção de acidentes com materiais pérfuro-cortantes, como nunca reencapar, entortar ou quebrar agulhas com as mãos, desprezar o material pérfuro-cortante em recipientes próprios para esse fim, dentre outras. Porém, nos casos de contato direto com material biológico infectante (como o sangue, fluidos vaginais, sêmen, dentre outros) em que haja exposição percutânea, mucosa ou pele não íntegra e quando ocorre acidentes com material pérfuro-cortante, a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) deve ser iniciada. Sobre essa profilaxia, analise as afirmativas a seguir.

I. Esta profilaxia é considerada urgência médica.
II. Consiste no uso de medicamentos anti-inflamatórios e antirretrovirais para prevenir o risco da infecção pelo HIV.
III. Não deve ser indicada nos casos em que o teste rápido para o HIV for positivo. Nestes casos, a pessoa deve ser encaminhada para o início do tratamento do HIV.
IV. Para que seja iniciada a profilaxia, o profissional de saúde deve avaliar o tipo de material biológico que a pessoa foi exposta e se é de risco de transmissão do HIV, independentemente do tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)

    A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como:

    • Violência sexual;
    • Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);
    • Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

    A PEP é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da , cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo

    Como profilaxia para o risco de infecção pelo HIV, a PEP tem por base o uso de medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.

    Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período realizando os exames necessários.