SóProvas


ID
5454952
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo.

( ) A missão primordial de um código de ética profissional é normatizar a natureza técnica do trabalho.
( ) O psicólogo jamais poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional.
( ) Por lei, quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo deverá prestar as informações solicitadas pela autoridade judicial.
( ) É defeso ao psicólogo ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Código de ética

    "A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria."

    Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações:

    Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias. Art. 11 – Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.

    É defeso ao psicólogo ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.