SóProvas


ID
5455738
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

[…] a capacidade para importar não se recuperou nos anos trinta. Em 1937 ela ainda estava substancialmente abaixo do que havia sido em 1929. Em realidade, o quantum das importações daquele ano - bem superiores ao de qualquer outro ano do decênio – esteve 23 por cento abaixo do de 1929. A renda criada pelas exportações havia decrescido em termos reais. O quantum das exportações aumentara, mas, como o poder aquisitivo da unidade de exportação com respeito à unidade de importação se havia reduzido à metade, é evidente que a renda criada pelas exportações era muito inferior. O valor da produção agrícola a preços correntes havia subido de 7,5 para 7,8 bilhões de cruzeiros, não obstante a produção para exportação haver baixado de 5,5 para 4,5 bilhões. A participação das exportações como elemento formador da renda do agricultor havia decrescido, portanto, de 70 para 57 por cento.

(Celso Furtado, Formação econômica do Brasil)


A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil

Alternativas
Comentários
  • A economia nacional é tema clássico e recorrente em questões de prova. Deve ser estudada a partir de sua macroestrutura e principais indicadores como a renda dos habitantes, o índice de Produto Interno Bruto, inflação e taxa de juros entre outros, assim como é muito importante o acompanhamento cotidiano das principais notícias sobre o tema no noticiário. No texto associado temos alguns dos os efeitos da Crise de 29 sobre as exportações de café no Brasil e sobre estes efeitos buscamos a alternativa correta.


    A) O ano de 1930 marca uma virada decisiva no grupo político que passa a exercer o poder presidencial e este grupo não era formado majoritariamente por grandes exportadores de café o que levou ao desenvolvimento de outras políticas públicas para a economia.

    B) A redução do foco da economia em exportações de café se deu devido a grande mudança política causada pela chegada do grupo de Getúlio Vargas ao poder que defendia um projeto nacionalista, centralizador e industrializante para a economia brasileira. 

    C) A depressão nos EUA e Europa foram devastadoras para a economia de exportação de produtos agrícolas.

    D) Nos anos 40 os capitais norte-americanos estavam aplicados majoritariamente no esforço de guerra causado pela Segunda Grande Guerra naquele período.

    E) A indústria anterior a década de 30 era composta de unidades de substituição de importações com tecnologia e capital importados não sendo nem próximo ao que se considera como industrialização.


    GABARITO DO PROFESSOR: B