SóProvas


ID
5456677
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Bem nas primeiras linhas da sua História geral das guerras angolas (1681), Cadornega, o pai da historiografia angolista, menciona o “resgate de peças que servem de utilidade ao comércio, e com estes resgates se evitam não haver tantos açougues de carne humana, e instruídos na Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo indo batizados e catequizados se embarcam para as partes do Brasil ou para outras que têm uso católico”.

(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. Texto adaptado)

Na sua manifestação, Cadornega parece

Alternativas
Comentários
  • Não podemos esquecer que a diáspora negra de fato, se baseou quase na sua totalidade na questão econômica e racial, porém é importante ressaltarmos, as justificativas religiosas para a escravidão africana no Brasil.

    Basicamente podemos definir com a simples expressão, "nós vamos salva-los de vocês mesmos".

    Ora, estamos em um momento do pensamento Eurocentrista, ou seja, tudo aquilo que não é de cultura europeia católica cristã, não tem valia.

    Já ouviu o velho jargão de que o trabalho dignifica o homem? Então, o trabalho forçado seria uma forma de purificar a alma destes "hereges", de "sua cultura primitiva, antropofágica" e o "melhor", além de salvarmos sua vida, dessas guerras tribais, nosso senhor jesus te dará "trabalho", ainda que forçado, "mas tudo isso para te salvar, ok?"

    LETRA A