SóProvas


ID
5456803
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O calango-liso, um lagarto da caatinga, quando jovem, pode ser confundido com uma espécie de miriápode, conhecido popularmente por “gongolo” ou “embuá”. As duas espécies apresentam as listras brancas e pretas alternadas, vivem no mesmo ambiente e têm atividade diurna. A estratégia funciona para despistar predadores: como o miriápode é pouco palatável para seus predadores, pois apresenta glândulas repugnantes que lhe confere gosto desagradável, o calango-liso se beneficiaria por ser confundido com a espécie.

(Globo.com, 2019.Adaptado)

O exemplo descreve uma adaptação do calango-liso que o ajuda a evitar que seja predado. Essa adaptação de defesa é denominada mimetismo

Alternativas
Comentários
  • mimetismo é uma característica adaptativa de animais ou plantas de imitar outro organismo para obter vantagens. Entre os maiores objetivos do mimetismo está a proteção contra predadores. Há, também, outras funções, como obter vantagem no acasalamento, alimentação ou confundir a presa.

    LETRA D

  • A questão fala sobre a adaptação de um calango-liso para se parecer com uma espécie de miriápode, o “gongolo". Ambos apresentam características morfológicas semelhantes que despistam predadores, pois o miriápode apresenta glândulas que o caracterizam como pouco palatável, beneficiando também o calango-liso desses predadores. A questão afirma ser um mimetismo de defesa e pede o tipo correto desse mimetismo. Um recurso muito utilizado por diversas espécies é a camuflagem, para que elas possam se proteger de predadores ou se esconderem ao permanecerem parados em um ambiente que eles se confundam, como o bicho-pau, bicho-folha, e outros. O mimetismo é outro recurso utilizado entre espécies com o intuito de manter suas presas longe, copiando (evolutivamente) algumas cores vivas e chamativas de outras espécies, como a cobra coral verdadeira e a cobra coral falsa, que apresenta as mesmas cores da verdadeira. Existem alguns tipos de mimetismo:
    - Mimetismo defensivo – mimetismo batesiano, que consistem copiar cores e características de outra espécie que possa causar um afastamento do predador ou não ter um paladar desejado, estratégia denominada como aposematismo; e mimetismo mulleriano – grupo de espécies que utilizam das mesmas características de coloração para afastarem os predadores.
    - Mimetismo agressivo – o predador reproduz comportamentos inofensivos ou se disfarça de presa para facilitar o ataque. (ex. aranhas que se parecem com formigas)
    - Mimetismo reprodutivo – espécies que imitam comportamentos de outros sexos para vencer a competição pela reprodução. (ex. vespa macho imita a fêmea para afastar outros machos)
    (Camuflagem, aposematismo e mimetismo. Disponível em https://www.preparaenem.com/biologia/camuflagem-ap.... Acesso em março de 2022; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

      

    O exemplo descreve uma adaptação do calango-liso que o ajuda a evitar que seja predado. Essa adaptação de defesa é denominada mimetismo

    A) críptico. Incorreta. Esse é o nome da camuflagem de coloração, não de mimetismo.

    B) de caráter. Incorreta. Não há um tipo de mimetismo que ocorra cópia de caráter, mas sim de comportamentos.

    C) disruptivo. Incorreta. Uma coloração denominada disruptiva é vista em alguns animais que apresentam padrões de listras e manchas que podem confundir algumas espécies, mas não se classifica como mimetismo.

    D) batesiano. CORRETA. Esse mimetismo de defesa copia cores e características de outra espécie para se proteger de predadores, com o intuito de afastar causando repulsa por um paladar indesejado. É o que acontece com o calango-liso e o miriápode.

    E) mülleriano. Incorreta. Esse mimetismo de defesa é utilizado por um grupo de espécies que utiliza a mesma coloração para despistar predadores, não seria o caso do calango-liso que parece com o miriápode.


    Gabarito do Professor: D