SóProvas


ID
5457934
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A superprodução de resíduos urbanos na sociedade brasileira é consequência, especialmente, de um consumismo exacerbado. Pois, a maioria da população, em busca de suas realizações ligadas diretamente ao consumo de bens, descartam constantemente esses “lixos urbanos”. Além disso, uma grande parte das pessoas não sabem qual o destino desses resíduos e quais os riscos que eles causam. Com a grande influência que a mídia exerce sobre a população brasileira, torna-se muito fácil persuadir um indivíduo a comprar um determinado produto que se caracteriza na propaganda por ser “moderno e prático”, e o que acontece com o antigo? Vira Lixo.
(Disponível em: https://www.projetoredacao.com.br/temas-deredacao/a-relacao-entre-a-responsabilidade-social-e-os-residuosurbanos-no-brasil/residuos-urbanos-no-brasil-e-deresponsabilidade-geral/21557.)

Tendo em vista a situação da produção e descarte de resíduos urbanos no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Ainda hoje, uma grande parte dos resíduos vão parar em lixões a céu aberto, nos quais são jogados todo tipo de lixo sem nenhuma separação ou cuidados especiais.
II. Após a vigência de legislação regulatória específica no país, tais resíduos vão parar exclusivamente em aterros sanitários onde o material é selecionado e despejado.
III. Se descartado de forma incorreta, o lixo pode causar a contaminação do solo ou até mesmo do lençol freático, sendo que o descarte desses resíduos ainda é um problema epidêmico no país.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • O lixo (...) "um problema epidêmico no país". O termo "epidêmico", completamente fora do contexto ou de um mínimo de lógica nesse contexto. É horrível quando você tem a sensação de que a equipe que elabora as questões é completamente despreparada, observa as fontes bibliográficas: site de corretagem de seguro, wikipedia, site de redação pra enem... bacana, segue o baile.