SóProvas


ID
5460949
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Adotou-se a convenção de dividir o movimento em fases distintas, abrangendo o “bandeirismo defensivo”, o apresamento, o movimento colonizador, as atividades mercenárias e a busca de metais e pedras preciosas. Contudo, apesar dos pretextos e resultados variados que marcaram a trajetória das expedições, a penetração dos sertões sempre girou em torno do mesmo motivo básico.

(John M. Monteiro, Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo)

Para Monteiro, esse “motivo básico” das expedições dos bandeirantes foi

Alternativas
Comentários
  • A apresentação do livro NEGROS DA TERRA de John Manuel Monteiro, de onde foi retirado o trecho colocado na questão diz :
    “Colocando no centro do palco as populações indígenas e o contato diferenciado que mantinham com colonos e jesuítas, o historiador John Monteiro reinterpreta criticamente a formação da sociedade paulista entre os séculos XVI e XVIII.Com uma economia voltada prioritariamente para a arregimentação de mão-de-obra nativa e oscilando entre a abundância e a escassez de índios - os "negros da terra" -, os paulistas tiveram constantemente de redimensionar as suas atividades". 

    Nesta apresentação é respondida, em certa medida, o que é entendido pelo autor como “motivo básico" para as expedições bandeirantes saídas a partir de São Paulo em direção ao interior do território. 

    A bibliografia para o estudo do tema deve ser aquela que apresenta uma análise menos tradicional do tema Entradas e bandeira o Brasil Colonial que mostre seu papel na obtenção de mão de obra nativa para escravização nas regiões coloniais mais pobres , nas quais não havia condições de compra de africanos – sempre caros - para o trabalho escravo. Valem os manuais de História do Brasil como o História Concisa do Brasil, de Bóris Fausto. 

    Entre as opções apresentadas uma indica este “motivo básico". 

    A) CORRETA-  A ampliação da ocupação do território colonial foi um dos efeitos do movimento bandeirante e não seu objetivo primordial. 

    B) INCORRETA-Um dos objetivos mais importantes das bandeiras era o apresamento de nativos para o trabalho escravo em São Paulo e nas cercanias. 

    C) INCORRETA- As Entradas até poderiam dificultar a formação de núcleos coloniais hispânicos, mas o conceito de “potentados" não se aplica, no que refere à sua construção tampouco à sua destruição. 

    D) INCORRETA- Não havia acordos entre Bandeirantes e religiosos. Muito pelo contrário. A ação dos religiosos protegia os nativos do apresamento e escravização por bandeirantes 

    E) INCORRETA- A área de concentração das entradas e bandeiras era o centro sul e não o norte que foi desbravado, acima de tudo, pelas reduções construídas por ordens religiosas. 

    Gabarito do Professor: Letra B.