SóProvas


ID
5460952
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Bem nas primeiras linhas da sua História geral das guerras angolas (1681), Cadornega, o pai da historiografia angolista, menciona o “resgate de peças que servem de utilidade ao comércio, e com estes resgates se evitam não haver tantos açougues de carne humana, e instruídos na Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo indo batizados e catequizados se embarcam para as partes do Brasil ou para outras que têm uso católico”.

(Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. Texto adaptado)

Na sua manifestação, Cadornega parece

Alternativas
Comentários
  • LETRA "C"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    A) Não há que se falar em incompatibilidade pois a escravidão do africano era justificada também pelo própria igreja católica com a justificativa de que "o trabalho" enaltece o homem e para que esses "infiéis de fé demoníacas" sejam purificados através da escravidão.

    B) Ambas as práticas estavam vinculadas, tanto que uma seria a justificativa para a outra.

    C) As tribos africanas, assim como os demais povos que não eram europeus, eram tidos como bárbaros e que precisavam ser salvo de si mesmos e esse era o papel dos "homens bons".

    D) A escravidão entre as tribos era uma pratica política e cultural, então essas lideranças viu que haveria a possibilidade de se lucrar com suas próprias práticas culturais vendendo seus inimigos.

    E) Foram FORÇADAS a virem para a colônia.

    (Caso esteja errado, me avide pelo privado)