SóProvas


ID
5461072
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física

Considere que, no futuro, missões tripuladas para o planeta Marte sejam possíveis. Um dos grandes problemas a serem enfrentados pelos astronautas será a radiação cósmica, partículas carregadas com alta energia emitidas pelo Sol, que podem ser letais. Uma forma de proteger os astronautas será colocar grandes esferas eletrizadas acima da região habitada por eles, capazes de produzir um forte campo elétrico suficiente para desviar a radiação cósmica.

Suponha que, para repelir os elétrons provenientes de uma explosão solar, utilize-se um conjunto de esferas de 6 m de diâmetro revestidas com uma camada metálica e eletrizadas de tal forma que cada uma seja capaz de produzir um campo elétrico de intensidade 3 × 106 V/m a uma distância de 12 m de sua superfície. Considerando, para a constante eletrostática, o valor 9 × 109 N · m2 /C2 , a carga elétrica distribuída na superfície externa de cada esfera deverá ser de

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui ter em mente as curvas gaussianas.

    Imagine que no centro da esfera há um carga Q.

    Portanto, a distância do centro da esfera até o ponto referido é de (12+6/2)=15m.

    Campo Elétrico=K×Q/r^2 ➞3E6=9E9×Q/15^2

    Q=75mC.

    Ou seja, a carga elétrica no centro da esfera, que gera um campo de 3E6V/m, tem valor de 75mC.

    Agora, para que não haja deslocamento da carga no centro, ela tem que ter intensidade igual e sinais opostos à da superfície.

    Gabarito C.

    Obs.: para que a carga Q fique exatamente no centro da esfera, todas as cargas da superfície, quando somadas, tem que se anular. Lembre das linhas de campos que uma carga positiva: elas saem de dentro da carga para fora. Se eu quero que essas linhas se anulem, eu imagino uma esfera cercando essa carga, com a mesma intensidade e sinal oposto.