SóProvas


ID
5461549
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

[…] a capacidade para importar não se recuperou nos anos trinta. Em 1937 ela ainda estava substancialmente abaixo do que havia sido em 1929. Em realidade, o quantum das importações daquele ano - bem superiores ao de qualquer outro ano do decênio – esteve 23 por cento abaixo do de 1929. A renda criada pelas exportações havia decrescido em termos reais. O quantum das exportações aumentara, mas, como o poder aquisitivo da unidade de exportação com respeito à unidade de importação se havia reduzido à metade, é evidente que a renda criada pelas exportações era muito inferior. O valor da produção agrícola a preços correntes havia subido de 7,5 para 7,8 bilhões de cruzeiros, não obstante a produção para exportação haver baixado de 5,5 para 4,5 bilhões. A participação das exportações como elemento formador da renda do agricultor havia decrescido, portanto, de 70 para 57 por cento.
(Celso Furtado, Formação econômica do Brasil)
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema os desdobramentos econômicos que ocorreram no Brasil logo após a Crise de 1929, que culminou na crise do ciclo do café.
    No enunciado, temos um texto que mostra a situação econômica brasileira após o período da crise de 1929, que de modo geral, apontava para uma retração econômica com a diminuição das importações brasileiras, em decorrência da queda do volume de exportações. Pra piorar, a citação ainda aponta que houve um aumento do custo de produção de gêneros agrícolas no ano de 1937, mostrando que o Brasil ainda enfrentava dificuldades por conta da grande depressão que assolou o mundo.
    Feita a explicação prévia da questão, vamos à análise das alternativas:
    Letra A - Correta, pois quando houve a crise do café, Getúlio Vargas fez vários investimentos visando o crescimento das indústrias de base aqui no país em um modelo voltado à substituição de importações. Sendo assim, durante a década de 1930, a economia se diversificou, abasteceu o mercado interno, e conseguiu, mesmo que de maneira lenta, se recuperar dos impactos econômicos causados pela crise de 1929.
    Letra B - Incorreta, pois embora Getúlio Vargas (presidente da época) promovesse políticas para tentar evitar a desvalorização do café, a arrecadação das exportações caiu muito, uma vez que o seu principal comprador (os EUA) quebrou com a crise de 1929 e deixou de comprar o café brasileiro, gerando uma grande queda no PIB brasileiro na época ocasionando em uma recuperação econômica lenta e tardia.
    Letra C - Incorreta, pois o que causou essa retração econômica do país na época, foi justamente a crise de 1929, uma vez que grande parte da arrecadação do PIB brasileiro estava vinculado à exportação da café, e o principal comprador era os EUA, que comprava cerca de 80% do café vendido. Com a crise, os EUA parou de comprar o nosso produto, fazendo com que a arrecadação do PIB caísse bastante.
    Letra D  - Incorreta, pois embora a recuperação econômica do país tivesse grandes dificuldades, a sua melhoria se deu graças aos investimentos estatais voltados para a implantação de indústrias de base. Os investimentos estadunidenses na agricultura brasileira, ocorreu somente na década de 1970, com a chamada Revolução Verde.
    Letra E - Incorreta, pois conforme já explicado, o Brasil sentiu muito com a crise de 1929 que afetou bastante os EUA, o principal comprador de café na época. Além disso, o investimento estatal voltado à implementação de indústrias de base ocorreu na década de 1930 e não na década de 1920.
    Gabarito do Professor: Letra A.