SóProvas


ID
5461678
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O processo inflamatório do útero, na égua, pode ser classificado de acordo com a sua patogênese. O quadro em que ocorre uma extensa fibrose endometrial irreversível é denominado de

Alternativas
Comentários
  • A - A endometrite contagiosa equina é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Taylorella equigenitalis , bem como por algumas cepas de Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. A transmissão ocorre através, principalmente, do coito, porém pode ocorrer pela inseminação artificial ou por vetores mecânicos. As éguas contaminadas apresentam a bactéria na região do clitóris, normalmente desenvolvem sintomatologia após 10 a 14 dias da cobertura, apresentando desde uma endometrite leve, até uma secreção mucopurulenta severa e uma infertilidade temporária, podendo ocorrer casos de aborto. As éguas podem ser assintomáticas, apresentando somente um retorno ao estro, após um estro mais curto. 

    B - Perimetrite é a inflamação do tecido conjuntivo que envolve o útero.

    C - Gabarito - A endometriose pode ser definida como uma fibrose periglandular e estromal ativa ou inativa que inclui alterações glandulares com focos fibróticos. As glândulas podem ser afetadas. Essa enfermidade pode ser caracterizada por alterações crônicas e degenerativas do endométrio como fibrose periglandular, estase linfática e dilatação glandular podendo ser o resultado de inflamações uterinas repetidas.

    D- Miometrite é a Inflamação do miométrio (camada muscular).

    E -Endometrite pós cobertura - Após a cobertura e introdução de espermatozoides na genitália da fêmea ocorre uma resposta inflamatória neutrofílica em várias espécies animais, inclusive na égua. O sêmen após ser depositado na luz uterina, ultrapassa as barreiras físicas, sendo o espermatozoide, proteínas do plasma seminal e bactérias do pênis e do sêmen do garanhão, responsáveis por indução de uma resposta inflamatória aguda. O propósito desse mecanismo é limpar o útero do excesso de espermatozoides e de outros agentes contaminantes.