a) ERRADO - Utiliza uma esfera de aço temperado ou carbeto de tungstênio. Seu valor é dado pela relação da carga pela área da calota esférica;
b) CORRETO
c) ERRADO - É o único método indicado para medir a dureza de materiais com estrutura interna não uniforme;
d) ERRADO - Para medir peças que tenham sofrido tratamentos superficiais o método Brinell não é adequado. Na verdade o método de dureza Vickers deve ser utilizado.
e) ERRADO - O método Brinell é um método por penetração usado tanto para materiais ferrosos quanto não ferrosos
A) a dureza Vickers relaciona a carga aplicada com a área superficial da impressão e utiliza um penetrador de diamante com o formato de uma pirâmide de base quadrada.
B) a dureza Brinell é o cociente entre a carga aplicada e a área da calota esférica produzida pela penetração de uma esfera.
C) o ensaio de dureza Brinell é indicado para materiais com estrutura interna não uniforme, como, por exemplo, o ferro fundido cinzento.
D) o ensaio de dureza Vickers/Knoop (microdureza) é um ensaio de dureza por penetração, sendo indicado para caracterizar peças que tenham sofrido tratamentos superficiais.
E) o ensaio de dureza Mohs é um ensaio de dureza por risco e permite a determinação da dureza de materiais frágeis, como o vidro, e de camadas finas, como as películas de tintas.