SóProvas


ID
5463124
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao expandir a colonização para o sul do território brasileiro, a coroa portuguesa ergueu um povoamento em 1680, na margem do Rio da Prata, de frente para Buenos Aires, na Argentina, que posteriormente foi alvo de disputas com a coroa espanhola, decidido por meio do Tratado de Santo Idelfonso em 1777.

Este povoado é CONHECIDO como:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

    A) Província da Cisplatina = Atual Uruguai quando era parte do Império do Brasil

    B) Santa Catarina = Estado brasileiro

    C) Porto Velho = Capital do estado de Rondônia

    D) Colônia do Sacramento = Colônia portuguesa na Banda Oriental (Uruguai) as margens de Buenos Aires

  • A fundação da Colônia do Sacramento, no rio da Prata, desde o Rio de Janeiro, e sua manutenção por quase cem anos (1680 a 1777), foi a materialização do processo de expansão territorial e comercial do Estado lusitano e das elites mercantis luso-brasileiras rumo ao Prata.
  • O Tratado de Santo Ildefonso, assinado entre Portugal e Espanha, no dia 1 de outubro de 1777, na cidade de Ildefonso, na província de Segóvia, na Espanha, faz parte de uma série de tratados geopolíticos assinados entre os dois estados europeus no decorrer do período colonial. Seu intuito era finalizar os conflitos geopolíticos que ocorriam há três séculos entre as duas nações. O tratado restaurava grande parte do Tratado de Madri (1750) que havia sido anulado com a assinatura do Tratado de El Pardo (1761), resultante do fracasso na promoção da paz nas fronteiras coloniais. Estabelecia novos limites para os territórios localizados ao sul, região de fronteiras entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, indicando novas extensões geopolíticas que poderiam muito bem ser dimensionadas pelos milhares de indígenas que habitavam a região. fonte: https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/tratado-de-santo-ildefonso/
  • GAB-D

    A fundação da Colônia do Sacramento, no rio da Prata, desde o Rio de Janeiro, e sua manutenção por quase cem anos (1680 a 1777), foi a materialização do processo de expansão territorial e comercial do Estado lusitano e das elites mercantis luso-brasileiras rumo ao Prata.

    Essa praça de armas no extremo sul da América tinha por finalidade "defender os interesses comerciais e territoriais da Coroa portuguesa no Rio da Prata".

    ESSA ÉPOCA ERA DIFÍCIL COMBATER, ME LEMBRO QUE NÃO TINHAMOS RÁDIOS NEM FUZIL, ERA NO CHANHÃO.

    E AS TARTARUGAS AINDA NÃO CONHECIAM OS CANUDOS!!!!

  • Ao expandir a colonização para o sul do território brasileiro, a coroa portuguesa ergueu um povoamento em 1680, na margem do Rio da Prata, de frente para Buenos Aires, na Argentina, que posteriormente foi alvo de disputas com a coroa espanhola, decidido por meio do Tratado de Santo Idelfonso em 1777.

    Este povoado é que ficou conhecido como Colônia do Sacramento.

    Gabarito: D