-
ALTERNATIVA C
O maior parceiro comercial de Portugal na época era a Inglaterra, inimiga da França de Napoleão. Ao perceber que D. João IV estava disposto a quebrar o Bloqueio Continental, ordenou a invasão da Península Ibérica (Espanha e Portugal).
Com medo de enfrentar o até então imbatível exército francês, D. João IV consegue, com apoio inglês, fugir com toda a sua corte para o Rio de Janeiro e deixando que Portugal fosse tomada pelos franceses.
-
gabarito letraa C
A França, comandada por Napoleão, não conseguia confrontar militarmente aos Ingleses. Nesse sentido, Napoleão ordenou que as Nações fechassem os portos para os ingleses, o chamando bloqueio continental, contudo, Portugal não Aderiu essa ordem, em consequência disso, Napoleão ordenou que suas tropas invadissem Portugal. A família Real e a corte, todos vieram fugidos das tropas francesas
-
GAB C
Lembrando que D . João VI tentou apaziguar a situação até o ultimo momento .
Mesmo embarcando , redigiu uma carta para a população que não temesse a invasão Francesa ( as tropas de Napoleão já estavam chegando no lado extremo) .
Do mesmo modo , a Inglaterra deu-lhe o ultimo , ou embarca ou Lisboa seria bombardeada pela esquadra Inglesa que estava atracada esperando o monarca e todos os seus babões , ricos , juízes , advogados , etc .