Conforme o INEP (2017, p. 33, 36):
O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES.
Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas UC.
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o PPC e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, e possuem quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas.
Gab. C
Fonte: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf
A questão aborda os processos de avaliação de bibliotecas estabelecidos pelo INEP.
Nos processos de autorização e reconhecimento de cursos tecnológicos e superiores, o INEP aplica uma avaliação também na biblioteca das instituições avaliadas. Esta avaliação abrange características diversas da unidade de informação como a qualidade e quantidade do acervo, a disponibilização de materiais das bibliografias dos cursos ministrados, os espaços físicos das bibliotecas, as assinaturas de periódicos e até mesmo o currículo profissional e acadêmico dos profissionais da biblioteca.
Com base nos instrumentos de avaliação do INEP, identificamos as alternativas como:
A) CORRETA. Este preceito aborda a dinâmica de manutenção do acervo de periódicos de acordo com as necessidades dos usuários.
B) CORRETA. As bibliotecas devem prover acesso local as publicações eletrônicas e bases de dados adquiridas.
C) INCORRETA. O atendimento a estas necessidades é atribuição dos laboratórios e não do acervo.
D) CORRETA. Estas características são importantes para manter o acesso continuo por parte dos usuários.
E) CORRETA. Esta característica tem como proposta ampliar o leque de aprendizado e pesquisa por parte dos usuários.
Gabarito do Professor: Letra C .