SóProvas


ID
5467414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

   Com o intuito de melhorar a gestão e o controle dos seus custos de produção, determinada empresa industrial decidiu dividir a sua unidade fabril nos seguintes seis setores distintos, nos quais são exercidas atividades bastante específicas: Gerência geral; Manutenção de máquinas e equipamentos; Almoxarifado; Montagem; Pintura; Embalagem.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir. 

A divisão da unidade fabril em departamentos permitirá que alguns custos considerados indiretos em relação aos produtos possam ser alocados diretamente em seus respectivos departamentos.

Alternativas
Comentários
  • quem quer a resolução em vídeo: https://youtu.be/RRytk0zKkpk

  • definir a departamentalização como:

    uma forma mais elaborada de apropriação dos custos indiretos, mediante primeiramente à apropriação dos custos aos departamentos (centro de custos) e depois o rateio aos produtos.

    Diante disso, no processo de departamentalização, os custos indiretos vão ser alocados diretamente em seus departamentos para depois serem rateados aos produtos.

    Gabarito: Certo.

  • O Professor Eliseu Martins explica que a Departamentalização é obrigatória em custos para uma racional distribuição dos Custos Indiretos.

    Nesse sentido, cada departamento pode ser dividido em mais de um Centro de Custos (unidade mínima de acumulação de Custos Indiretos).

    Os Departamentos são divididos em Produção e Serviços. Inicialmente, é necessário que todos os Custos dos Departamentos de Serviços sejam rateados de tal forma que recaiam, depois da sequência de distribuições, sobre os de Produção.

    Por fim, para a apropriação dos Custos Indiretos aos produtos, é necessário que todos esses custos estejam nos Departamentos de Produção. Assim sendo, a assertiva está correta.


    Fonte:

    MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 9ª Edição.


    Gabarito do Professor: CERTO.