Eis a diferença entre estes três conceitos de Manutenção:
A Manutenção Corretiva é executada em casos de emergência, onde os defeitos geralmente trazem conseqüências graves. É realizada sem programação, nos casos em que já ocorreram as falhas. Todos os equipamentos podem apresentar problemas inesperados, mesmo dentro de seu tempo de vida útil.
A Manutenção Preventiva tem o intuito de manter a produtividade, qualidade e confiabilidade do equipamento em revisões programadas. É efetuada através de inspeções, por um programa estabelecido em função do tempo ou por um número de manobras de utilização, sendo executados por teste periódicos, corrigindo os problemas de ajuste ou defeitos que poderão trazer paradas inesperadas. Geralmente é necessária a parada do equipamento para sua realização.
A Manutenção Preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Estes testes não são invasivos e geralmente podem ocorrer sem a parada do equipamento.