SóProvas


ID
5468149
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Aqui em baixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham.” (DE LAON, Adalberão. Carmen ad Rodbertum Regem. In: DUBY, G. "As três ordens: o imaginário do feudalismo". Lisboa: Editora Estampa, 1982. p. 25.)

A afirmação histórica do bispo Adalberão justifica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Essa questão é fácil de ser resolvido: A sociedade medieval é dividida tradicionalmente em três estamentos: o clero, a nobreza e o resto. O clero tem a função religiosa, o próprio papa, arcebispos, bispos, padres e monges.

    A nobreza tem a função de defesa e guerra sendo representada pelos arquiduques, duques, viscondes, condes, barões, baronetes, voivodas (na Europa Oriental), cavaleiros e escudeiros.

    O terceiro estamento é composto por todos aqueles que não tem essas funções. Ainda que um burguês tenha mais riqueza material que um barão, este pertence ao segundo estamento e terá privilégios na forma da lei do seu respectivo reino. Em geral isenções de impostos, salvo período de guerra e terá acesso à terra, seja ela uma gleba (geralmente um baronete) ou a uma grande propriedade rural. A depender do reino (futuro país) a nobreza e a burguesia irão se misturar por casamentos arranjados, o caso clássico é a Inglaterra, futuro Reino Unido.

  • Essa letra A foi maldosa hein, se não ler inteira escorrega no quiabo. Na época não tinha escravidão, era um regime estatamental com pouca mobilidade social

    GAB B

    APMBB