SóProvas


ID
5471350
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Alto Bela Vista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as Hantaviroses, analise os excertos, abaixo:


I – Os primeiros casos de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus - SCPH documentados no Brasil, no município de Juquitiba, estado de São Paulo, surgiram em forma de surto, com o acometimento da doença em três irmãos agricultores. O surto foi associado a dois fatores: à ocorrência de um fenômeno natural conhecido como “ratada” e ao desmatamento de áreas naturais de ocorrência da “ratada” para construção de habitações precárias. A “ratada” caracteriza-se por aumento exacerbado no número de roedores de uma determinada área, gerando uma superpopulação.

II – Os hantavírus possuem a forma esférica, medindo aproximadamente 80 nm a 120 nm de diâmetro, compostos por um envelope lipoproteico no qual são inseridos peplêmeros glicoproteicos. O envelope circunda três segmentos helicoidais do nucleocapsídeo. A sequência terminal dos segmentos de RNA é idêntica para todos os vírus que integram o gênero, mas diferem entre as cepas. O genoma consiste de três segmentos de fita dupla de ADN, de sentido positivo.

III – Todos os hantavírus, até então identificados, são transmitidos para o homem por meio dos mesmos mecanismos. A infecção humana ocorre, geralmente, pela via aerógena com a inalação de poeiras e aerossóis contaminados com a urina (em que se encontra a maior concentração de vírus), fezes ou saliva de roedores infectados, em ambientes artificiais ou naturais, fechados ou ao ar livre.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • A Hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos, no Brasil, se apresentam na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Na América do Sul, foi observado importante comprometimento cardíaco, passando a ser denominada de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH).

    A hantavirose é causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus.

    A hantavirose é uma doença de notificação compulsória e de investigação epidemiológica obrigatória. 

    Como a hantavirose é uma doença com transmissão respiratória, profissionais que possam estar expostos, como principalmente trabalhadores rurais, assim como profissionais de saúde que irão realizar investigação à procura do local provável de infecção, devem utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual:

    • Máscara pff3.
    • Luva.
    • Avental.
    • Óculos de proteção.