O sangue rico em oxigênio é vermelho vivo, pois é composto do Fe que se liga ao O , formando a hemoglobina. Quando a célula morre ocorre a decomposição da molécula de hemoglobina, que se transforme em outros compostos químicos: hematoidina →hemossiderina→ bilirrubina→ biliverdina.
· Vermelho – 1º dia
· Violácea – 2º ao 3º dia
· Azul – 4º ao 6º dia
· Esverdeada – 7º ao 10º dia
· Amarelada – 12º dia
· Esvanece – 15º ao 20º dia
Obs. A equimose subconjuntival não segue esse aspecto, não passa pela variação cromática. A maioria da doutrina afirma que a região é muito oxigenada, começa e evolui vermelho vivo. Segundo Hygino a razão não é a região ser muito oxigenada, contudo afirma que a medicina não explica o motivo.
A) CORRETA; o espectro equimótico de Legrand Dusaulle corresponde à degradação dos pigmentos e dura cerca de duas semanas.
O aspectro de evolução da equimose dura 15 dias;
MACETE: "Vê VAEA" (vê vaia)
Ve - vermelho, 1 dia;
V - violeta; 2/3 dias;
A - azulado/azul; 7/10 dias;
E - esverdeado/verde; 12 dias;
A - amarelo 15 dias;
______________
B) CORRETA; a sequência de cores esperada é vermelho, violáceo, azul, esverdeado, amarelado.
Veja letra "A"
______________
C) CORRETA; as substâncias envolvidas são hemoglobina, hemossiderina, hematoidina e biliverdina, hematina e bilirrubina, nessa ordem.
(nem ideia dessa, fui por exclusão)
______________
D) INCORRETA; as equimoses conjuntivais obedecem à mesma ordem de degradação, uma vez que são formadas pelos mesmos pigmentos.
As equimoses conjuntivas são exceção às equimoses tradicionais (hematomas) vez que, são causadas em decorrência de traumatismo craniano e formam o "SINAL DE GUAXININ";
______________
E) CORRETA; as equimoses conjuntivais podem permanecer vermelhas até o final da evolução
"A equimose da conjuntiva não segue o espectro Equimótico de Legrand du Saulle, porque as lesões que ocorrem na membrana do olho, ficam vermelhas do começo ao fim ..."
(manual caseiro, pag 48)