SóProvas


ID
5473684
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione as colunas com base nos direitos e deveres gerais do Assistente Social pautando-se no Código de ética profissional:
 I. Direitos
II. Deveres
( ) Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.
( ) Aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código.
( ) Garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no Código de Ética.
( ) Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
Assinale a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Ao analisar os itens, temos:

    I. Direitos II. Deveres

    (I) Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional. De acordo com o “Art. 2º”, alínea d, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    (I) Aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código. De acordo com o “Art. 2º”, alínea f, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    (I) Garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no Código de Ética. De acordo com o “Art. 2º”, alínea a, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    (II) Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes. De acordo com o “Art. 3º”, alínea c, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    As alternativas são:

    A, C e D – Incorretas.

    B – Correta. I, I, I, II.

    Gabarito: B