SóProvas


ID
5474500
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O adensamento do concreto evita que a mistura fique porosa e desuniforme, podendo ser feito por processos manuais ou mecânicos.Quando realizado com vibrador de imersão nos pilares, recomenda-se que a espessura da camada de concreto a ser adensada seja igual a

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 14931- Execução de estruturas de concreto - Procedimento, temos:

    9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão

    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior. 

    Logo, alternativa correta C.

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

     

    O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2014), enquanto os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2004).

     

    Na execução de estruturas de concreto, o adensamento do concreto é processo realizado com o objetivo de reduzir o número de vazios e o excesso de água no concreto, visando obter um concreto denso e compacto e, consequentemente, evitar fissuras e outros defeitos.

     

    Os vibradores de concreto são ferramentas utilizadas no processo de adensamento. Eles se dividem em dois tipos principais:

     

    - Vibradores de imersão: tratam-se de vibradores internos, muito empregados em obras de médio e grande porte. Como seu nome sugere, eles atuam vibrando em contato direto com o concreto, no interior das fôrmas;

     

    - Vibradores externos: também conhecidos como vibradores de fôrmas, pelo fato de serem fixados no lado externo das mesmas, sem contato com o concreto. Seu uso é recomendado para seções estreitas e/ou com elevada taxa de armadura, a fim de evitar o contato do vibrador com as ferragens e/ou com a parede das fôrmas.

     

    A NBR 14931 (ABNT, 2004), em sua seção 9.6.2, apresenta cuidados para o adensamento com vibradores de imersão:

     

    9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão

     

    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.

     

    Tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto.

     

    Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):

     

    - preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;

    - vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;

    - retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;

    - não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;

    - mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante."

     

    Portanto, quando realizado com vibrador de imersão nos pilares, recomenda-se que a espessura da camada de concreto a ser adensada seja igual a 3/4 do comprimento da agulha. Logo, a alternativa C está correta.

     

    Gabarito do professor: letra C.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.