SóProvas


ID
5477560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

    Para apoiar a elicitação dos requisitos e o desenvolvimento de um novo sistema, foram construídos protótipos de alta fidelidade das funcionalidades do sistema. Requisitos não funcionais apontados como muito importantes pelo cliente estão ligados à característica de usabilidade. Para a garantia da qualidade do sistema, o gerente do projeto determinou que se utilizasse para a validação dos requisitos a técnica de Walkthrough. Finalmente, para o desenvolvimento do produto de software, foi escolhida a abordagem orientada a objetos e a metodologia proposta pelo Processo Unificado, de acordo com o modelo derivado da empresa Rational (RUP).

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de engenharia de software.


Para atender ao requisito de usabilidade, os desenvolvedores devem estar atentos a aspectos como acessibilidade, aprendizagem e proteção contra erros dos usuários na utilização do sistema.

Alternativas
Comentários
  • A capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições especificadas.

    Note que este conceito é bastante abrangente e se aplica mesmo a programas que não possuem uma interface para o usuário final. Por exemplo, um programa  executado por uma ferramenta de programação de processos também pode ser avaliado quanto a sua usabilidade, no que diz respeito a ser facilmente compreendido, aprendido, etc. Além disto, a operação de um sistema é uma Interface Humano-Computador (ver ) sujeita às avaliações de usabilidade.

    Suas subcaracterísticas são:

    • Inteligibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário compreender se o software é apropriado e como ele pode ser usado para tarefas e condições de uso específicas.
    • Apreensibilidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário aprender sua aplicação.
    • Operacionalidade: Capacidade do produto de software de possibilitar ao usuário operá-lo e controlá-lo.
    • Proteção frente a erros de usuários: como produto consegue prevenir erros dos usuários;
    • Estética/Atratividade: Capacidade do produto atrair um potencial usuário para o sistema, o que pode incluir desde a adequação das informações prestadas para o usuário até os requintes visuais utilizados na sua interface gráfica;
    • Acessibilidade: refere-se a prática inclusiva de fazer softwares que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os softwares são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidades;
    • Conformidade: Relacionado a capacidade do produto de apresentar normalidade quanto às convenções, guias ou regras/regulamentações relacionadas à usabilidade.
  • Qualidade de Software:

    1-Funcionalidade;

    • Adequação;
    • Acurácia;
    • Interoperabilidade;
    • Segurança;
    • Conformidade.

    2-Confiabilidade;

    • Maturidade;
    • Tolerância a falhas;
    • Recuperabilidade.

    3-Usabilidade;

    • Inteligibilidade;
    • Apreensibilidade;
    • Operacionalidade;
    • Proteção frente a erros de usuários;
    • Estética/Atratividade;
    • Acessibilidade.

    4-Eficiência;

    • Comportamento em relação ao tempo;
    • Utilização de recursos.

    5-Manutenebilidade;

    • Analisabiliadade;
    • Modificabilidade;
    • Estabilidade;
    • Testabilidade.

    6-Portabilidade.

    • Adaptabilidade;
    • Capacidade para ser instalado
    • Coexistência;
    • Capacidade para substituir.