-
ERRADO.
A questão traz o conceito de WORM.
##Revisão...
Worm: São programas AUTOREPLICANTES, passando de um sistema para outro SEM, NECESSARIAMENTE, utilizar um arquivo hospedeiro. Propaga-se automaticamente pelas redes, pode causar danos sem a ativação do usuário, diferentemente do vírus.
##JÁCAIU...
CESPE/PC-DF/2021/Escrivão: Para que as pragas virtuais denominadas worms ataquem o computador em uso, é necessário que se execute um arquivo do tipo .bat. (errado)
CESPE/PM-AL/2021/Oficial: Um worm é um programa capaz de se propagar enviando cópias de si mesmo para outros computadores em uma rede. (correto)
CESPE/TCE-PB/2018/Auditor: Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como
e) Worm
-
Errado
Vírus
- PROPAGA cópias de si mesmo
- DEPENDE de execução.
Worm
- PROPAGA automaticamente
- EXECUÇÃO direta
- EXPLORAÇÃO automática.
RESUMIDAMENTE, WORM é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Difere do vírus por não embutir cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos
-
GAB: ERRADO
Um vírus tem por características:
Infecta os arquivos do computador do usuário, principalmente, arquivos do sistema.
Depende de ação do usuário, como executar o arquivo ou programa que está contaminado com o vírus.
Tem finalidades diversas, dentre as quais se destaca por danificar tanto arquivos e o sistema operacional, como também as peças.
Algumas questões para melhor elucidar:
ANO: 2018 BANCA: FUMARC ÓRGÃO: PC - MG PROVA: Agente
O tipo de ameaça à segurança de um computador que consiste em um programa completo que se replica de forma autônoma para se propagar para outros computadores é:
A) Worm.
B) Vírus.
C) Spyware.
D) Spam
Portanto, um breve conceito de Worm:
Um programa malicioso que se replica automaticamente de computador em computador é o Worm
ANO: 2013 BANCA: CESPE ÓRGÃO: PC – DF PROVA: Agente de Polícia
Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares. CERTO
-
Vírus, ao contrário do Worm, precisa ser executado para se espalhar.
Gabarito Errado.
Bons Estudos!
-
WORM é um pequeno programa de computador que propositalmente se replica e não depende de um usuário para se espalhar, uma vez que, quando ativado, se espalha automaticamente.
VÍRUS: programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso,que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Depende de execução.
-
Gabarito aos não assinantes: Errado.
Porém, há exceções. Vírus de script podem ser executados automaticamente. Depende das configurações:
(Q752685) Um Vírus de script é escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário. (Certo)
(Q725329) Os vírus de scripts, que são os vírus que exploram as linguagens de script, são executados automaticamente pelos softwares de leitura de e-mails, por exemplo. (Certo)
Portanto, se uma eventual questão abordar esse ponto específico...
(https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/13552-codigos-maliciosos-malware)
__
Bons estudos!
-
Gabarito: ERRADO.
Gravem: vírus = precisa ser executado.
A banca gosta de confundir com o WORM.
------------------------------------------------------------------
Worm → Explorador Automático. Execução Direta.
Vírus → Infecta Arquivos. Precisa ser executado.
Vírus de Macro → Desordena Funções (Excel, Word).
Vírus de script → Auto Executável.
Vírus Flooder → Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
Vírus Stealth → Camuflador, Torna o malware Invisível.
-
ERRADO
Segurança da Informação
- Para o Cespe, Cavalo de Tróia pode ser tanto VÍRUS quanto MALWARE...
Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC
Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acesso FUTURO --> Pelas PORTAS
Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução
Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática
Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente
-
A questão pode ser resolvida através de simples interpretação, pois há contradição do examinador quando diz sobre vírus "se replica e não depende de um usuário para se espalhar", mais adiante complementa "quando ativado". Nem sempre teremos essa moleza do examinador, por isso, vamos a luta e não desistamos.
Gab: ERRADA.
-
gaba: E
lembra que vírus são parasitas intracelulares.
-
Segurança da Informação
- Para o Cespe, Cavalo de Tróia pode ser tanto VÍRUS quanto MALWARE...
Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC
Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acesso FUTURO --> Pelas PORTAS
Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução
Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática
Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente
-
Worm que se replica automaticamente, enquanto o VIRUS precisa ser executado diretamente pelo usuário.
-
ERRADA. o vírus necessita da ação do usuário.
-
Gabarito:Errado
Dicas de Segurança da Informação:
1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.
2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).
3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
-
Virus DEPENDE de execução.
-
DEUS obrigado por todos os dias me fazer respirar para honra e glória 100por cento DEUS h e g
-
WORM -> enviam cópias de si mesmos de forma automática pela rede (PROPAGAÇÃO AUTOMÁTICA)
VÍRUS -> Inserem cópias de si mesmos em arquivos e programas (HOSPEDEIROS). Para infectar o sistema precisam ser enviados ou executados diretamente
GAB: ERRADO
-
A questão trouxe o conceito de worm. O vírus precisa que o usuário execute alguma ação
-
o vírus PRECISA ser EXECUTADO
-
entenda, como que não depende da conduta do usuário?
-
O vírus precisa ser EXECUTADO!!
-
pra fixar no meu feed:
Vírus insere cópias de si mesmo e precisa ser executado
-
CUIDADO MARRETEIROS...
REGRA: VÍRUS NECESSITA DE EXECUÇÃO PARA SE PROPAGAR
EXCECÇÃO : VÍRUS DE SCRIPT ( PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE)
O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática
-
O VÍRUS PRECISA SER EXECUTADO!!!
-
Replicando:
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme auto-replicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩
-
ERRADO!
Correto seria: WORM é um pequeno programa de computador que propositalmente se replica e não depende de um usuário para se espalhar, uma vez que, quando ativado, se espalha automaticamente.
-
Vírus precisa ser executado. já o Worm não, ele se propaga automaticamente.
-
em regra, o vírus necessita ser executado.
-
Minha contribuição.
O vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. Para que um código malicioso seja considerado um vírus, ele deve ter a capacidade de auto replicação, ou seja, fazer uma cópia de si mesmo e distribuir essa cópia para outros arquivos e programas do sistema infectado. O principal objetivo de um vírus é replicar se e contaminar o maior número possível de programas, de maneira a comprometer outros sistemas. Para tal, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção! Essa informação é bastante importante: vírus não são autossuficientes, eles necessitam da execução de um hospedeiro para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Vírus e um programa ou parte de um programa de computa- ´ dor, normalmente malicioso, que se propaga inserindo copias de si ´ mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado e´ preciso que um programa já infectado seja executado.
-
GABARITO: ERRADO
O VÍRUS DEPENDE SIM DA AÇÃO DO USUÁRIO
-
O vírus depende, já o Worm não depende
-
ESSE CONCEITO É DO WORM.
-
GAB: E
Errei, mas fica o aprendizado.
O virus precisa de alguém para dar o play e o resto é com ele.
Tô sem entender pq errei kkkkk
-
ERRADO
Vírus = se propaga fazendo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos
(precisa ser executado para se propagar)
______________________________________
Worm = se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento
(NÃO precisa ser executado)
______________________________________
(CESPE) Um worm é um programa capaz de se propagar enviando cópias de si mesmo para outros computadores em uma rede. (C)
-
Oxente!
Quem acionou o vírus ?
-
vírus programa?
-
- Worm: Vida loka, aquele que taca o f*da-se
- Vírus: Espera o usuário cutucar ele pra que ele comece a entrar em ação
-
Vírus
- PROPAGA cópias de si mesmo
- DEPENDE de execução.
Worm
- PROPAGA automaticamente
- EXECUÇÃO direta
- EXPLORAÇÃO automática.
-
Vírus: Insere seu código dentro de um outro arquivo e precisa ser executado para se espalhar pela rede.
- Necessita de um hospedeiro.
Worm: Propaga-se automaticamente pela rede, enviando cópias de si mesmo entre PCs.
- Não precisa de hospedeiro.
-
Depende de um usuário para se espalhar
-
exe.cução > propagação
-
pessoal me tirem uma dúvida por favor, na questão está escrito "quando ativado", não seria quando executado? Vírus precisa ser executado e worm não, não é isso?
-
pessoal me tirem uma dúvida por favor, na questão está escrito "quando ativado", não seria quando executado? Vírus precisa ser executado e worm não, não é isso?
-
O vírus necessita de execução de um usuário para ele se instalar na máquina.
GABARITO: E
-
Vírus x Worms
Vírus:
- Necessita de um hospedeiro.
- Infecta o arquivo. E por consequente ele infecta o computador
- Necessita da ação do usuário
- Pode se replicar, só que ele se replica no próprio arquivo. Ele vai criar cópias de si mesmo de arquivo pra arquivo.
Worm(verme):
- Não necessita de um hospedeiro.
- Infecta diretamente o computador.
- Auto-replicar, ou seja, criar cópias de si mesmo. A principal maneira de ele criar cópias de si dar-se-à através da rede.
- Deixa o computador lento. Por ele criar cópias de si mesmo, ele deixa o computador lento.
Worm ou vermes: Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
O Worm é autossuficiente. Não depende de um hospedeiro.
ATENÇÃO: Worm não tem a capacidade de infectar arquivo ou programa.
Ele pode infectar o sistema operacional, rede, computador, etc. Mas arquivos ou programas ele não infecta.