Gabarito - A
Wundt (1832 – 1920) é considerado o idealizador da Psicologia como ciência, pois fundou em 1879 o primeiro laboratório experimental de Psicologia, na universidade de Leipzig, na Alemanha, sendo este o marco histórico da Psicologia como ciência. Dedicou-se a investigar os processos elementares da consciência (experiência imediata), além das experiências sensoriais, através do método da introspecção analítica.
Fonte: Prof. Ariete Bittencourt - GranCursos
Wilhelm Wundt foi o professor de Edward B Titchener, que alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor. Ele propôs uma nova abordagem que designou Estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de Estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a segunda escola de pensamento no campo da Psicologia.
O foco do estruturalismo eram os aspectos conscientes.
Na época, Wundt recorreu sim ao métodos das ciências exatas para embuir, de certa cientificidade, a Psicologia da época, assim como posteriormente S. Freud fez na Psicanálise.
GAB. A